Connect with us

Notícias

FRIDA KAHLO | Conheça a “Casa Azul” onde a pintora viveu

Publicado

em

No último dia 6, comemoramos o aniversário da pintora Frida Kahlo.

Nascida em 6 de Julho de 1907, em Coyoacán na cidade do MéxicoFrida Kahlo ficou mundialmente conhecida por retratar sua própria vida em suas obras com cores vibrantes e traços marcantes.

(imagem: fridakahlo.org)

“O Autorretrato com Vestido de Veludo” foi o primeiro quadro pintado por Frida Kahlo, em 1926.

Filha e neta de fotógrafos, Kahlo começou a despertar interesse pelas artes ainda na infância, parte desta que foi marcada pela “Revolução Mexicana” de 1910.

Aos 6 anos de idade foi diagnosticada com poliomielite. A enfermidade a obrigou a conviver com uma sequela em sua perna direita, deixando-a mais curta e mais fina,o lhe rendeu o apelido de “Frida pata de palo” (“Frida da perna de pau”)  pelos seus colegas de escola.

Com isso, adotou um estilo próprio para superar a limitação que a doença lhe causou, o que se tornaria sua marca no futuro. Suas belas e longas saias estampadas.

Aos 18 anos, Kahlo sofreu um grave acidente, um trem colidiu com o bonde onde a artista estava, acertando o meio do veículo em cheio. Frida fraturou a coluna e a pélvis. Precisou de muito tempo para se recuperar, ficando acamada por meses.

Como forma de amenizar a angústia e preencher este tempo vazio, começou a pintar seu cotidiano em telas. Sentimentos de paixão, dor, sofrimento e perseverança, aliás, uma das grandes qualidades da artista.

Em 13 de Julho de 1954, os 47 anos, Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón contraiu uma forte pneumonia que a levou a óbito. Foi encontrada em sua casa. O atestado de óbito apontou como causa da morte embolia pulmonar.

Frida Kahlo tornou-se referência para a luta feminista.

A chamada “Casa Azul”, onde Kahlo cresceu, transformou-se no Museo Frida Kahlo no ano de 1958.

A casa, com 2 andares, foi construída em 1904.

(imagem: catracalivre.com)

No piso térreo uma sala expõe alguns trabalhos de Kahlo. No segundo e terceiro cômodos, encontra-se itens pessoais da artista, incluindo algumas obras de seu marido, o pintor Diego Rivera. Com quem teve um relacionamento conturbado por 25 anos.

(imagem: topview.com.br)

O estilo clássico mexicano marca forte presença nos cômodos da cozinha e da sala de jantar. Paredes de cor azul contrastam com o amarelo brilhante do piso. Louças antigas e vasos de cerâmica compõe o ambiente.

(imagem: catracalivre.com.br)

(imagem: catracalivre.com.br)

Do lado de fora, peças originais e o verde esplêndido dão vida a um belo e inspirador jardim.

(imagem: decoradornet.com.br)

No andar superior encontra-se o quarto, onde suas cinzas estão em exposição e o estúdio que foi de Frida Kahlo, ainda com o mobiliário original.

(imagem: catracalivre.com.br)

(imagem: catracalivre.com.br)

Esta é a oportunidade para conhecer de perto vida e as obras da artista mexicana. Como vivemos este momento de pandemia, a casa está fechada para visitações, mas você pode fazer um “tour virtual” pela “Casa Azul” no Museo Frida Kahlo através do Google Arts&Culture clicando aqui!

Saiba mais sobre a artista nesta biografia: Frida

Veja mais fotos com riqueza de detalhes no perfil do Instagram, Museo Frida Kahlo.

(instagram: museofridakahlo)

Conheça também o perfil dedicado a artista.

(instagram: fridakahlo)

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia Mais:

BALA PERDIDA | Crítica do Neófito

NERDTRIP FALA EM SÉRIES #03 | The Witcher

OLD BUT GOLD | 5 filmes esquecidos que são ótimos! #3

365 DNI | Crítica do Neófito

YOUR NAME (KIMI NO NA WA) | Crítica (tardia) do Neófito

 

 

 

Olá! Eu sou a Luana, mas pode me chamar de Lullys. Tenho 33 anos e sou apaixonada por literatura e café! Em 2013 criei o Blog "Estante da Lullys" para compartilhar um pouco de tudo que eu amo. Recentemente tive a honra e o privilégio de ser convidada a me tornar uma tripulante da nave NerdTrip. Além das opiniões literárias escreverei um pouquinho sobre cinema, fotografia, antiguidades, notícias e muito mais! E convido vocês a se divertirem comigo dando, também, suas opiniões.

Comente aqui!

Mais lidos da semana