Connect with us

Séries

O MANDALORIANO | Eastereggs e referências do episódio final da 3º Temporada

Publicado

em

A terceira temporada de O Mandaloriano chegou ao fim com muitas referências e eastereggs para todos os fãs de Star Wars. Em seu planeta natal, Mandalore, os clãs sobreviventes ao Grande Expurgo uniram forças para um propósito maior. Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff), a agora legítima portadora do Sabre de Luz Negro, lidera a força conjunta contra Moff Gideon (Giancarlo Esposito) e sua frota de soldados aprimorados com beskar. Com Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu separados de seus camaradas, as probabilidades estão contra a força mandaloriana. Este final tem muitas pontas soltas para amarrar, e há muitos acenos e conexões com a franquia em se tratando de filmes, HQs e outras séries. Vamos a eles:

Dróide R5-D4 e  Dróides-RatosRatos

Arfive” percorreu um longo caminho. Embora o dróide tenha tido uma breve aparição no episódio 2 dos longas,  Ataque dos Clones, a famosa introdução de R5-D4 veio no primeiro filme da franquia, Uma Nova Esperança, quando um grupo de Jawas o vendeu para Owen Lars em Tatooine. O andróide na ocasião apresentou defeito e foi devolvidos aos Jawas em troca de R2-D2.

R5-D4 viveria e, após a queda do Império Galáctico, acabaria nas mãos de Peli Motto (Amy Sedaris) no espaçoporto Mos Eisley de Tatooine. Então comprado por Din Djarin para ajudar em sua missão nas Águas Vivas de Mandalore, R5-D4 mais uma vez se juntaria à luta contra o mal Imperial. Neste episódio final, R5 desempenha um papel fundamental em ajudar Din Djarin contra Moff Gideon. Ao invadir o mainframe da base de Moff Gideon e assumir seus controles, as ações de R5 trazem de volta cenas das trilogias original e prequel com R2-D2 realizando tarefas semelhantes. Enquanto ele faz isso, R5 é avistado por uma patrulha de andróides de ratos (ou dróides de reparo da série MSE-6). Essas unidades pequenas e nada intimidadoras foram apresentadas em toda a mídia de Star Wars, principalmente nos Star Destroyers e em ambas as Estrelas da Morte.

Spray de Bacta

Operando seu novo traje mecânico IG-12, Grogu resgata Din Djarin, estende a mão com um braço dróide e o borrifa com spray de bacta. No final da primeira temporada, o IG-11 fez a mesma coisa para consertar o ferimento de Din Djarin quando ele tirou o capacete pela primeira vez. Bacta é uma substância gelatinosa usada para curar e regenerar tecidos com resultados impressionantes, e tem sido usada por personagens de todo o cânone de Star Wars. Darth Vader, Luke Skywalker e até mesmo o Finn da trilogia sequel se banharam em bacta para curar suas feridas. O bacta também aparece em HQs, animações e principalmente em video games onde é usado em granadas curativas pelos personagens jogáveis.

 

Armamento Darktrooper

As forças de Moff Gideon estão equipadas com toda a tecnologia de que precisam para enfrentar a força Mandaloriana. Vestidos em beskar, as forças estão equiparadas quando se trata de armadura, e eles também têm todos os outros itens essenciais: mochilas a jato, lança-chamas, lâminas beskar e muito mais. A arma mais formidável que eles carregam, o eletrostaff, remete aos filmes anteriores. Os Magna Guards do General Grievous os utilizavam para se defender contra os sabres de luz dos Jedi, e Moff Gideon, armado com seu próprio eletrostaff, é capaz de fazer o mesmo contra o sabre negro de Bo-Katan.

Impasse do Portão de Laser

Os icônicos portões de laser desempenham um papel de destaque nesse final de temporada. Esses dispositivos de segurança serviram como uma peça vital em A Ameaça Fantasma durante a batalha de Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn contra Darth Maul. Quando Obi-Wan tentou ajudar seu Mestre Jedi, foi bloqueado pelos portões de laser ativados intermitentemente, sendo capaz de avançar apenas uma curta distância de cada vez. Din Djarin faz com que R5-D4 os use a seu favor, abrindo um portão de cada vez para que ele possa derrubar com sucesso alguns soldados de Moff Gideon por vez.

A Guarda Pretoriana

Os Guardas Pretorianos que servem a Moff Gideon são capazes de separar Grogu de Din Djarin durante a batalha final climática e o confronto que se segue evoca fortemente a imagem da icônica cena da sala do trono em O Último Jedi. Eles são uma ameaça maior do que um soldado comum. Rey e Kylo Ren, dois lutadores formidáveis, precisavam de seu poder combinado para derrotar os guardas pretorianos do líder supremo Snoke. O mesmo vale para Grogu e Din Djarin aqui, conquistando os oponentes escarlates apenas trabalhando juntos. Porém, a primeira aparição desses soldados vermelhos se dá brevemente em O Retorno do Jedi onde aparecem brevemente como guarda de segurança do Imperador Palpatine.

O Plano de Moff Gideon

No estilo típico da vilania, Moff Gideon precede a luta final contra Din Djarin, revelando o plano que vem tramando o tempo todo. Trabalhando fora da supervisão do Conselho das Sombras e do Projeto Necromante de Brendol Hux, Moff Gideon tem criado clones de si mesmo. Parece que não é apenas a tecnologia dos Mandalorianos, clones e stormtroopers que ele esperava combinar; Moff Gideon tem procurado Grogu desde a primeira temporada na esperança de que ele pudesse de alguma forma aproveitar a sensibilidade à Força dos Jedi. Palpatine também usou do mesmo subterúfugio para ressurgir na trilogia sequel causando muita controvérsia entre os fãs de Star Wars.

Poder de Grogu

Ao longo desta temporada, o papel de Grogu foi estranho, na melhor das hipóteses, mas ele  realmente foi capaz de mostrar seu poder neste final. Durante sua batalha contra os Guardas Pretorianos, Grogu vira e pula, evitando o inimigo assim como o Mestre Yoda fez contra Palpatine em A Vingança dos Sith. Após a batalha final, Grogu usa a Força para proteger Bo-Katan, Din Djarin e a si mesmo do inferno que destrói Moff Gideon e sua frota. Embora esteja começando a (um pouco) formar palavras, Grogu ainda é um jovem enjeitado para sua espécie, então esta demonstração de habilidade é apenas uma prévia do que está por vir.

O Xerife de Nevarro

O planeta deserto de Nevarro está sem um xerife há algum tempo e, embora Din Djarin não tenha aceitado o cargo oferecido pelo alto magistrado Greef Karga (Carl Weathers), retorna a ele com um presente especial. Depois de adquirir a cabeça de sucata de um droide assassino, parece que Din Djarin contou com a ajuda dos práticos Anzellans para transformar o IG-12 de volta em IG-11 mais uma vez. Ainda com a voz familiar de Taika Waititi, Nevarro agora tem seu Marechal. Felizmente, o IG-11 agora pode ser mais do que apenas um traje mecânico. Lembrando que ambos, IG-11 e IG-12 foram baseados no IG-88, dróide caçador de recompensas que faz uma breve aparição em O Império Contra-Ataca na cena em que Darth Vader oferece recompensa a uma turma de caçadores pela Millenium Falcon. Já nos Hqs podemos ver histórias com maior participação do IG-88.

 

E aí, caro leitor? Encontrou mais eastereggs e referências? Conta pra nós nos comentários!!!!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

STAR TREK: PICARD | Crítica do episódio “A Bounty” (3×6)

STAR TREK: SEÇÃO 31 | Longa é o início da fase 2 da franquia na Paramount +

GUARDIÕES DA GALÁXIA 3 | Peter Quill confessa seu amor por Gamora no primeiro clipe do longa

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana