Connect with us

Séries

PEAKY BLINDERS | Conheça a gangue que inspirou a série!

Publicado

em

Em 2013, estreou Peaky Blinders, protagonizada com Cillian Murphy (Batman: O Cavaleiro das Trevas). A série da BBC (que já fazia sucesso em outros países) caiu no gosto da audiência brasileira este ano. Você sabia que esses gangster frios e calculistas realmente existiram?

Os verdadeiros gangsters

Na década de 1890, a Inglaterra passava por dificuldades econômicas, e a violência se espalhava pelas regiões mais pobres. Assim, muitos jovens encontravam o crime como alternativa para sobreviver, sozinhos ou em gangues, como os Peaky Blinders.

O membro mais poderoso deles era conhecido como Kevin Mooney, embora seu nome verdadeiro fosse Thomas Gilbert — a inspiração para o personagem fictício Thomas Shelby, líder da gangue que controla as corridas ilegais de cavalos na trama.

Embora cometessem crimes pequenos no início, os Peaky Blinders já eram famosos por suas vestimentas sob medida, quer dizer, algo incomum para criminosos na época. Na série televisiva, seus chapéus (com lâminas escondidas) são, justamente, o motivo do nome inusitado do grupo.

Ficha de membros da gangue, incluindo roubo de loja, roubo de bicicleta e agir sob falsas pretensões | West Midlands Police Museum

No entanto, de acordo com Carl Chinn, historiador e autor de um livro sobre o bando, eles provavelmente eram chamados assim devido às suas boinas pontudas (peaky) — que escondiam seus rostos das vítimas. Além disso, a gíria local “blinder” era usada para descrever pessoas atraentes, impressionantes.

A queda

A expansão da gangue em Birmingham chamou a atenção de outra maior e mais forte: os Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, que aparece na obra ficcional, inclusive. Com o confronto violento, os Peaky Blinders perderam influência na região e, durante a década de 1920, foram forçados a se afastar da cidade.

Peaky Blinders possui cinco temporadas e também está disponível na Netflix.

Via Smithsonian Magazine


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


CRISE EDITORIAL | Faturamento da editora New Pop tem queda de 85%

CORONAVÍRUS | Pandemia já ocasiona paralisações históricas na indústria de entretenimento japonesa

RUGAL | Conheça o webtoon que inspirou o K-drama da Netflix

JIRAIYA | Ator Takumi Tsusui deixa recado para os fãs brasileiros.

MY HERO ACADEMIA | Anime pode ter sido dublado, mas com elenco diferente do filme, e acirra ânimos de fãs e dubladores. (ATUALIZADO em 08/05/2020)

Estudante de jornalismo, flamenguista, fã da cultura pop e nerd, consumidor de mangás e também de séries e animes. Me segue no Twitter.

Comente aqui!

Mais lidos da semana