Connect with us

Séries

DE VOLTA AO PASSADO | ANNE WITH AN “E” – por REX – O cachorro nerd

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje vamos falar sobre ANNE WITH AN “E”.

ANNE WITH AN “E” conta a história de amadurecimento de uma menina chamada Anne, órfã, que até os 13 anos viveu num orfanato e entre idas e vindas por vários possíveis lares adotivos, foi finalmente adotada por um casal de irmãos, já no fim da meia idade, fazendeiros de uma cidade pequena no interior dos estados Unidos no final do século XIX. A série, lançada pela CBC – Canadian Broadcasting Corporation, é uma adaptação do livro “Anne of Green Gables”, que é um romance da escritora canadense Lucy Maud Montgomery, publicado em 1908.

Na europa e em especial na Inglaterra, existe uma certa mística e um preconceito que rodeia as pessoas ruivas, existe até um termo para isso, “Gingerism” e “Gingerphobia”, isso está muito atrelado também ao preconceito contra Irlandeses na Inglaterra, “Hibernofobia”. Vemos um pouco disso na série Harry Potter, quando verificamos o especial desprezo que o Draco Malfoy tem para com Ron Weasley e sua família. Anne também é ruiva e com sardas e isso é constantemente abordado como um problema social para ela e a mesma vive se ressentindo do seu físico e da sua aparência. Aos poucos, a série vai trabalhando e desenvolvendo esse lado e isso vai deixando de ser um “problema” para os amigos de Anne, mas nunca deixa de ser um detalhe social que existe naquele universo. Anne não tem qualquer espécie de preconceito com a aparência ou etnia de outras pessoas, pra ela é até curioso e admirável, seus problemas iniciais são apenas a sua própria aparência, sua auto aceitação.

Anne é uma menina inteligente, sensível, árdua leitora, carismática, inocente, sonhadora, carente de atenção e que não para de falar, nooooossa, como ela fala. No inicio da série eu ficava Noooooossa, essa menina fala muuuuuito, meu Deus do céu, socorro!!! Mas gente, você vai se apaixonar por ela e se cativar com aquele mundo e a inocência, juventude a sede de viver e sonhar dessa menina. vai te conquistar e será incrível! A última vez que eu me apeguei tanto a um personagem foi com Moonshadow, a HQ que um dia vai virar coluna aqui também.

No primeiro episódio, somos apresentados a Anne Shirley que está empolgada pois foi adotada pelos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert. Matthew e Marilla tinham combinado que adotariam um menino mas, devido a um erro no orfanato, eles enviaram uma menina no lugar, Anne. Matthew, que deixou a fazenda onde ele e a irmã vivem, foi até a estação de trem local para buscar o órfão e ao se deparar com a menina percebe que houve um erro, mas que isso só poderia ser concertado no dia posterior e acaba levando a menina para a fazenda. No caminho, Anne, muito comunicativa, não para de falar e já naquele momento acaba cativando Matthew. Chegando na fazenda, Marilla percebendo o erro e que eles precisavam de um menino para ajudar na fazenda, decidida a mandá-la de volta depois de uma noite, mas muda de ideia quando ela tem um vislumbre do que seria a vida de Anne. Ela concorda com um período de teste de uma semana e Anne está determinada a mostrar aos Cuthbert que ela será útil na fazenda. Obvio que Anne acaba cativando os irmãos e é definitivamente adotada pela família. Os demais episódios da série são as desventuras dessa menina no seu novo lar, na sociedade da pequena cidade, escola, amigos, descobertas, sonhos, fantasias, realidade, desilusão, conquistas e o seu amadurecimento.

Anne teve uma vida muito difícil no orfanato e nos lares adotivos anteriores e isso é mostrado em flashbacks de cortar o coração levando o telespectador a simpatizar ainda mais com a menina. Ela é espirituosa, sonhadora, questionadora, curiosa, animada, extremamente criativa e inventiva e aos poucos vai cativando todos ao seu redor mesmo que de forma lenta, mudando a vida de todos a sua volta.

O tema de abertura é a música “Ahead by a Century”, interpretada e originalmente composta pela banda canadense The Tragically Hip e combina muito com nossa pequena Anne.

As produtoras executivas da série foram Miranda de Pencier e a criadora da série, Moira Walley-Beckett (produtora e co-produtora em Breaking Bad). Além de o programa em si ter um número maior de personagens femininas do que masculinos, diversas mulheres foram produtoras executivas e showrunners, a série tem várias diretoras femininas. Cada roteirista da série também escrita por mulheres. A showrunner Moira Walley-Beckett escreveu o roteiro de toda a primeira temporada e foi acompanhada por uma equipe de escritoras nas temporadas 2 e 3.
A série abordou questões profundas como: orfandade, abandono de crianças, trauma psicológico, questões sociais como pressão por conformidade, desigualdade de gênero, racismo, homofobia, religião, identidade, feminismo, bullying e liberdade de expressão.

ANNE WITH AN “E” teve apenas 3 temporadas entre 2017 e 2020 com lançamento pela CBC e NETFLIX antes do seu cancelamento. Para que tenhamos uma ideia da importância dessa serie de livros “Anne of Green Gables”, essa não é a primeira adaptação, na verdade houve várias adaptações dos livros, tanto para cinema quanto para TV, sendo:

  – 3 adaptações para o cinema, a primeira em 1919, ainda como cinema mudo, a segunda em 1934 e a última em 1940.
  – 14 adaptações de filmes para a TV desde 1956 até 2017, incluindo algumas animações nessas adaptações.
  – 5 adaptações para series de TV, em 1952, 1979, entre 1990-1996, 2000, 2009 e nossa última em 2017-2020.
  – 1 WEB SERIE entre 2014 e 2015.

A série é linda e doce, um presente que merece ser vista por todos. Seja você homem ou mulher, criança ou adulto. Veja com a família, não deixe de assistir esse que é um deleite ao seu coração e sua alma. Anne vai colocar um sorriso bobo em você… e algumas lágrimas também.

Eu sou o Rex, o cachorro nerd e Netflix, faça a quarta temporada, nunca te pedi nada.

______________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

____________________________________________________________________________

Leia também:

 STAR TREK: PICARD | Análise do episódio “Esconde-Esconde” (1×9)

GAMES | Jogos de graça por Rex – O cachorro nerd.

365 DIAS: HOJE – O erótico broxante | Crítica do Neófito

MEDIDA PROVISÓRIA – “será que a gente nota quando a história está acontecendo?” | Crítica do Neófito

LIGHTYEAR |Porque Marcos Mion irá dublar nosso tão amado Buzz Lightyear?

 

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana