Connect with us
nova ordem espacial-capa nova ordem espacial-capa

Escondido na Netflix

NOVA ORDEM ESPACIAL | Ficção científica coreana é grande surpresa do catálogo

Publicado

em

nova ordem espacial-capa-dvd

Capa de divulgação do filme na Coreia. Imagem: divulgação

Nova Ordem Espacial – Já não é de agora que a Netflix percebeu que, para melhorar seu trabalho, depender do conteúdo de terceiros não vai funcionar. Desde que a série House of Cards sua primeira produção, foi um sucesso entre os assinantes, a Netflix vem desde então tentando produzir conteúdo próprio para superar não só os demais serviços de streaming (como os gigantes Disney+, Prime Video e HBO Max), como manter seus próprios assinantes.

E a uma oportunidade surgiu quando grandes obras (outras nem tanto) perderam a janela de serem lançadas no cinema por causa da pandemia, sendo muito bem recebidas ao serem lançadas em streaming. O público que ficou em casa pode conferir inclusive, obras internacionais que demorariam para aparecer em terras tupiniquins.

Foi o caso de Nova Ordem Espacial (Space Sweepers, no original em inglês – Garis Espaciais, numa tradução livre). Obra do diretor coreano Sung-hee Jo, a película não pode ser lançada nos cinemas da Coreia do Sul e, temendo um fracasso, foi adquirida pela Netflix Coreana em 2021, fazendo um grande sucesso na plataforma.

 

Nova Ordem Espacial

Disponibilizada no Brasil em 5 de fevereiro de 2021, o filme foi um sucesso de crítica entre o público e a crítica da Coreia do Sul. Na premissa, o planeta Terra de 2092 está arrasado por poluição e escassez de recursos naturais. Prevendo uma catástrofe iminente, James Sullivan (Richard Armitage, de O Hobbit) – um cientista investidor super rico que não deixa nada a dever a Ellon Musk e Jeff Bezos – criou um programa cujo objetivo é levar alguns humanos selecionados para viver em Marte, enquanto supostamente buscaria uma cura para a Terra.

nova ordem espacial-james-sullivan

James Sullivan, interpretado por Armitage. Imagem: Korea Post

Nada diferente do que já vimos em Chappie (2015), Ellysium (2013) e Distrito 9 (2009), sucessos do diretor Neil Blomkamp. Porém, neste cenário, as pessoas que não puderam pertencer ao grupo de felizardos em Marte ganham a vida no espaço: são caçadores de recompensas, piratas e por que não, coletores de lixo espacial. É aí que entram os personagens principais, os tripulantes da nave de coleta Victory: a capitã Jang (Kim Tae-ri), o robô Bubs (voz e movimento de Hyang-gi Kim) e ainda Tiger Park (Seon-kyu Jin) e o ex-militar Tae-ho (Song Joong-Ki), procurando sua filha desaparecida. A vida desses caras mudam quando eles encontram Kot-nim (Ye-Rim Park), que embora seja uma criança, é procurada internacionalmente por ser uma arma robô conhecida como Dorothy.

nova ordem espacial-equipe

Da esquerda para direita: o robô Bubs, capitã Jang, Tae-ho e Tiger Park. Imagem da internet

A narrativa distópica é uma produção coreana, porém multilíngue: dá pra ouvir diálogos em francês, inglês, espanhol e é claro, em dialetos coreanos. O filme possui uma narrativa e efeitos especiais impressionantes, além da fotografia que explode em roxos, azuis e rosas só pra destacar movimento ou pausa, num balé lindíssimo de imagens. Mesmo imperfeito, Nova Ordem Espacial é um excelente entretenimento, com ótimos personagens, muita ação e um bom roteiro.

 

Blockbuster coreano

Nova Ordem Espacial chegou com os dois pés no peito sem dever nada aos arrasa-quarteirões de Hollywood. É claro que tem vários defeitos, principalmente de continuidade. Alguns furos no roteiro e situações que ficam em explicação no final (afinal, James Sullivan tem algum poder?). Sem dizer nas inúmeras violações da lei da física (qual FC não tem?). Mesmo assim, não são suficientes para tirar o brilho da película.

nova ordem espacial-dorothy

É uma bomba muito fofinha!. Imagem: Canaltech

O drama embutido é bom, mas vai perdendo a força com o passar da história, ganhando um sobre fôlego no final. As histórias dos personagens passam pelo mesmo processo – conhecemos suas origens apenas o suficiente para dar início a história e seu fim fica um pouco em aberto. Mas pelo jeito, é a jornada que conta. O lado vilanesco do filme nos traz algumas reflexões, como a destruição do meio ambiente, a separação de ricos dos pobres, o trabalho de subsistência e até questões de gênero: pode um robô ser um transexual?

nova ordem mundial-lixeiros-espaciais

Lixeiros espaciais salvando o mundo. Imagem: Metropoles

Sem grandes ambições, mas com objetivos claramente definidos, Nova Ordem Espacial é uma grande surpresa de 2021, que ficou ali escondida no catálogo da Netflix, mesmo tendo atingindo o TOP 4 por mais de uma semana seguida. Se eu fosse você, já preparava a pipoca e corria ver.

Veja abaixo o trailer do filme.

Nota: 4/5


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

STRANGER THINGS 4° TEMPORADA | Dava pra ter sido melhor? (Crítica do Mestre Hater)

NERDTRIP NEWS | Affleck the return? Ator teria recebido uma proposta milionária para voltar a vestir o uniforma do Homem Morcego

TALES OF THE JEDI | Nova série animada de Star Wars ganha foto de Ahsoka bebê

GÊMEO MALIGNO | Filme aterrorizante com Teresa Palmer ganha trailer e pôster nacionais

THE ORVILLE: NEW HORIZONS | Terceira Temporada Estreia com um Tom Aparentemente Diferente – Episódio 01 “Ovelha Elétrica”

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana