Connect with us

Críticas

ONDE ESTÁ MEU CORAÇÃO | Um Retrato Sobre a Dificuldade da Recuperação de Dependentes Químicos (Review)

Publicado

em

Acompanhamos a vida da médica Amanda, que tinha tudo, mas ao mesmo não tinha nada. Enquanto ela tinha dinheiro,  emprego, marido e família, ela sentia-se solitária, depressiva e usuária de drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas. 

No que diz respeito aos entorpecentes, muitas pessoas de cara acreditam que a série mostrará sem qualquer glamourização, os motivos pelos quais a protagonista se encontrou nessa triste realidade da dependência química. 

Porém, a trama focou na tentativa de interromper o ciclo vicioso da intensa abstinência, representada pela recuperação.  Mostrar isso em uma produção audiovisual é algo super importante, pois a sociedade brasileira tem muitos tabus em relação aos dependentes químicos, com destaque na pré concepção de pensamentos relacionados ao crack, como o caso de atingir apenas as classes menos favorecidas. Porém, o vício é abundante e ele independe da sua classe social. A partir viés de desconstrução, a principal característica mostrada foi a de que a dependência química é uma doença, não só de drogas, mas, também, de álcool, exigindo um enfrentamento de todos.

No caso de Amanda o “todos” engloba seus pais e seu marido.

Perante a eles, além do choque da situação, ela demonstra o sintoma essencial desse percurso que é a negação, um sentimento que envolve tantas outras sensações, como a angústia, a ansiedade, o desespero e, claro, o sufocamento.

O espectador acaba se sentindo completamente inserido nesse personagem, seja pela interpretação física primorosa: ela conseguiu transparecer sofrimento em meio às várias recaídas ao longo dos episódios. 

Amanda consegue não aparentar ser uma coitada, muito menos vilã, e sim vítima de uma doença perturbadora que assola a vida de muitos. 

Onde Está Meu Coração: Primeiras Impressões – Série Maníacos

Mariana Lima, Letícia Colin e Fábio Assunção em cena – Imagem da Internet

Graças ao trabalho magnífico da diretora Luísa Lima a inserção do expectador torna-se algo perfeito, a partir da captação de planos dramáticos. Houve a focalização nos rostos dos personagens e nas paisagens, em uma surreal fotografia utilizando a captação solar, em diversas cenas. Além da sonoridade, captando o barulho dos pássaros em Santos e do trânsito em São Paulo em conjunto com a trilha sonora. Dá para sentir emoção e sensibilidade com Amanda e de querer oferecer um acalanto.

Seus familiares, repletos de culpa, com exceção da irmã Júlia, demonstram-se dispostos a fazer qualquer coisa para ajudar a jovem doutora, pois não queriam que ela fosse consumida gradativamente pelas drogas.

Porém, o maior veio por parte da mãe: ela não confiou nos trabalhos da clínica de reabilitação da Dra. Célia, retirando sua filha do local, justificando que o cuidado seria domiciliar. Apesar disso dar totalmente errado, necessitamos salientar que tratamento é algo lento e gradual, algo que a família necessita compreender para evitar recaídas sequencialmente. 

Amanda sai à procura de drogas por São Paulo, por não suportar a ausência do crack. A cidade, é repleta de viadutos e de becos pichados, lugares que representaram como uma capital pode ser opressora, com pessoas em situação de rua que são esquecidas pela sociedade, algumas delas viciadas em entorpecentes. 

A produção chegou a gravar cenas na Cracolândia e no contexto de adentrar a trama nos quesitos negativos dessa triste constatação do nosso século, há a retratação a questão da dívida na compra compulsória de estimulantes ilícitos.

Muitas famílias e pessoas perdem seus bens materiais para a realização da compra desses produtos. E enquanto a dívida não acabar, o vendedor vai atrás do dinheiro para cobrar, na trama quem paga a conta e quase morre é Miguel o marido de Amanda leva uma facada do traficante Beto. Vale ressaltar que Miguel é quem apresenta os entorpecentes para ela e a abandona logo no início do tratamento para ficar com outra mulher.

Onde Está Meu Coração: Conheça a nova série da Globoplay estrelada por  Letícia Colin e Fábio Assunção - Notícias de séries - AdoroCinema

Daniel de Oliveira e Letícia Colin em cena – Imagem da Internet

Miguel, desde o princípio, mostrou ter um relacionamento abusivo com Amanda, sendo autoritário, egoísta e possessivo. Ele termina o casamento culpando ela e não enxerga a necessidade de amparo e fragilidade dela. 

Vivian surge na vida de Miguel para abalar as estruturas do jovem casal, ela é uma jovem ricaça dependente química e sobrinha de Edson Rizo, um ricaço. Mas, ela acaba sozinha, sem amor, sem Miguel e sem felicidade.

Já o pai David, desiste de sua filha, postura totalmente diferente da sua esposa. O médico envolve-se com sua colega de trabalho, ele estava 20 anos sóbrio sem ingerir álcool desde a morte de seu filho em um acidente doméstico, dando a entender que foi um afogamento, ele não contou em momento algum para as filhas sobre a seu vício.  

Os sofrimentos do presente e do passado fazem com que ele retome ao vício, a atuação de Fábio Assunção é algo surreal, dando veracidade em cada momento e maravilhosamente mostrando para todos todo o seu talento.

O personagem morre em um acidente durante uma ligação com a filha, e acreditava que havia deixado o vício como herança para ela.  Amanda, retorna para casa mesmo em meio às abstinências do caminho. 

Júlia, é a filha mimada que morre de ciúmes da irmã por não ter a atenção dos pais. Ela fez uma promessa para ver a sua família feliz, para isso optou por apenas ter relações sexuais após o casamento. Ela, se mostrou sempre muito distante, ao querer, por diversas vezes, ir embora pra casa e, no final, a história, em relação ao dinheiro e ao anel da avó das duas irmãs tá na “paz de Deus”.  Ela acaba perdendo a virgindade com Miguel mas acaba sendo tarde mais pra ser bem trabalhado esse rebuliço. 

Crítica: 'Onde Está Meu Coração' é um retrato visceral sobre a dificuldade  da recuperação de dependentes químicos – Série Maníacos

Letícia Colin em cena como Amanda – Imagem de Internet

O tratamento, a recuperação e a redenção de Amanda supera as falhas da série, apesar das recaídas e der apontado a arma para sua família, ela consegue ser melhor, tanto no que se refere ao uso de drogas, quanto à vontade de tirar a própria vida. Seu tratamento, na clínica de reabilitação que tinha encontros periódicos dos Narcóticos Anônimos, o cuidado com as plantas e hidroginástica, foram essenciais para efetivar o processo de reabilitação. 

Amanda, recebe a tão sonhada proposta de emprego no Acre para trabalhar com mães dependentes químicas, com o intuito de elas não se afastarem dos filhos, enquanto realizam o tratamento. No meio desse acontecimento, ela recebe na porta de sua casa um bebê com o seu nome, ela acaba adotando essa criança pertencente a Camila

Por fim encerra-se a série em um Congresso Internacional com o depoimento de Amanda que expressa as seguintes palavras: 

(…) É possível recuperar seres humanos. Hoje, no mundo, há cerca de 250 milhões de pessoas que são usuárias de drogas. É muita gente! E cada uma dessas pessoas têm valor. É notório que a condição das Políticas Públicas, no formato atual, está defasada e, o que a gente precisa, é pensar se o consumo de drogas deve ser tratado como crime. Do quê adianta prender um usuário de drogas? A gente faria a mesma coisa com o alcóolatra? Esse tipo de conduta só dificulta o tratamento e desvia o dinheiro que poderia ser utilizado na recuperação dessas pessoas. É preciso entender e tratar, e esse problema é de todos nós. (…)”

A atriz Letícia Colin foi indicada ao prêmio Emmy de 2022 na categoria melhor atriz, vale lembrar que a atriz venceu essa categoria no Prêmio APCA de Televisão.

O roteiro é assinado por Laura Rissin e Matheus Souza, Luísa Lima assume a direção e o elenco conta com a presença de Letícia Colin, Fábio Assunção,Daniel de Oliveira,Mariana Lima e grande elenco.

Disponível no Globoplay


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

ENTERGALATIC | A Busca pelo amor (Sem Spoilers)

PANTANAL | O Poder do texto forte em atiginr uma nação

TODAS AS MULHERES DO MUNDO | A faceta de vários amores (Sem Spoiler)

O TELEFONE PRETO | Menos é Mais (Sem Spoilers)

Apaixonado por arte e cinema, historiador, artista, apreciador de whisky e uma boa música, atualmente cursando Artes Visuais.

Comente aqui!

Mais lidos da semana