Connect with us

Notícias

SAM INAFUNDÁVEL | Conheça o gato que sobreviveu a 3 naufrágios

Publicado

em


Maio de 1941.

Segunda Guerra Mundial.

O primeiro navio couraçado alemão da Classe Bismarck (Batizado em homenagem ao chanceler responsáveis pela unificação da Alemanha em 1871, Otto von Bismarck) parte para a Operação Rheinübung e é aniquilado pela marinha britânica. O naufrágio tirou a vida de 2000 tripulantes, no dia 27 de Maio.

Navio Bismarck – (imagem: domínio público)

Um ágil felino bicolor foi encontrado estre os sobreviventes do confronto, flutuando sobre os destroços do navio, logo foi batizado de Oscar. (Derivado do Código Internacional de Sinais para a letra ‘O’, que é o código para “Man Overboard” que significa “Homem ao Mar”).

(imagem: domínio público)

Naquela época, gatos eram comuns em embarcações fluviais. O objetivo era que auxiliassem a combater a infestação de roedores.

Ficou a bordo do destroier britânico HMS Cossack por meses, enquanto a embarcação fazia a escolta no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico Norte.

HMS Cossack – (imagem: domínio público)

Em 24 de outubro daquele ano, o Cossack escoltava um comboio de Gibraltar para a Grã-Bretanha e foi atingido pelo disparo de um torpedo do submarino alemão U-563.

Os tripulantes tiveram que ser transferidos para o destroier HMS Legion, enquanto era realizada a tentativa de rebocar o Cossack, porém sem sucesso já que tiveram que abandonar a missão devido as condições meteorológicas que não contribuíram para que a tarefa fosse realizada.

Em 27 de outubro, a embarcação afundou, devido a uma explosão que danificou terça parte da secção dianteira do navio, levando a óbito 159 membros da tripulação. Dentre os sobreviventes, estava nosso felino protagonista, Oscar.

O ocorrido rendeu-lhe então, o apelido de Unsinkable Sam, ou seja, “Sam Inafundável”. 

Agora, a bordo do porta-aviões HMS Ark Royal. Coincidentemente, o navio que foi de primordial na caça e destruição do  Bismark, junto com o Cossack. Ironia do destino?

Ark Royal – (imagem: domínio público)

Em 14 de novembro de 1941, quando retornava de Malta, o Ark Royal também foi atingido por um torpedo, pelo submarino alemão U-81.

O porta-aviões também teve tentativas fracassadas de reboque. O mar revolto impediu que o resgate do navio até Gilbratar fosse concluído. Afundou a aproximadamente 48km de seu destino. O naufrágio foi lento, e isso permitiu com que todos, inclusive Sam, fossem resgatados. Com exceção apenas de uma pessoa. Eles foram localizados segurando-se a uma prancha que flutuava e resgatados por um Motor Launch e foram descritos como “zangados mas sem ferimentos”. Em seguida a tripulação sobrevivente foi transferida para o HMS Lightning e para o HMS Legion, o mesmo navio que participou do resgate do Cossack. O Legion afundou em 1942 e o Lightning em 1943.

Logo após o naufrágio do Ark Royal, Sam passou a viver no escritório do governador de Gibraltar. Depois o enviaram de volta ao Reino Unido, onde passou o restante da guerra vivendo com um marinheiro na chamada “Casa dos Marinheiros”, na cidade de Belfast, NA Irlanda do Norte.

Sam morreu em 1955.

Existe um retrato de Sam, pintado em tons pastéis pela  da artista Georgina Shaw-Baker, entitulado “Oscar, o gato de Bismarck”, que está em posse do Museu Marítimo Nacional de Greenwich. 

(Oscar, o gato de Bismarck, da artista Georgina Shaw-Baker / Imagem: Wikimedia Commons)

Saiba mais sobre Sam/Oscar e outros gatinhos que fizeram história:

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia Mais:

GODZILLA VS KONG | Ao sair a 1ª imagem oficial do longa, o que esperar dessa franquia?

COISA MAIS LINDA S02 | Crítica do Neófito

DARK | Crítica do Neófito

TLOU| Review de The Last Of Us Part 2

CRÍTICA | The Old Guard

Olá! Eu sou a Luana, mas pode me chamar de Lullys. Tenho 33 anos e sou apaixonada por literatura e café! Em 2013 criei o Blog "Estante da Lullys" para compartilhar um pouco de tudo que eu amo. Recentemente tive a honra e o privilégio de ser convidada a me tornar uma tripulante da nave NerdTrip. Além das opiniões literárias escreverei um pouquinho sobre cinema, fotografia, antiguidades, notícias e muito mais! E convido vocês a se divertirem comigo dando, também, suas opiniões.

Comente aqui!

Mais lidos da semana