Connect with us

Curiosidades

DIA DE LOS MUERTOS | Conheça a tradição mexicana

Publicado

em

Dia de Los Muertos! Um dia que poderia ser sombrio, mas não para os mexicanos. Celebrada no dia 02 de novembro, a tradição mexicana de cultuar os mortos nasceu de seus ancestrais indígenas e data da época dos Astecas e os Maias. Esses povos acreditavam que nesse dia os falecidos retornavam à terra e seguindo essa tradição passada ao longo do tempo, é o dia em que as famílias se reúnem para prestar homenagens aos entes queridos que já se foram, mas não de uma forma fúnebre e a tradição milenar segue forte e presente até os dias atuais. A data é marcada por muitas cores, festas e alegrias. Mas as comemorações nem sempre se deram nessa data. No início, aconteciam durante todo o mês de agosto, de acordo com o calendário Asteca mas isso mudou com a chegada dos colonizadores espanhóis, que assustados com os ritos pagãos, alteraram a data para 02 de novembro por ser uma data mais próxima do dias de todos os santos e o dia de finados, de acordos com os preceitos da igreja católica. A mudança foi uma tentativa de agregar valores cristãos aos povos indígenas. Embora a data seja a mesma para todo o México, a celebração varia dependendo da região, mas algumas características da festa são bem tradicionais. Uma delas é o uso de altares.  O altar de Los Muertos é o espaço onde as famílias rendem as homenagens aos que já partiram e são verdadeiros templos. Variando entre dois e sete níveis, são ornamentados com velas, fotos dos mortos, caveiras, açúcar e alimentos típicos da região. cada nível tem a sua ornamentação. No nível 01 depositam-se as velas, frutas, coroas feitas de flores entre outros elementos. Já o nível 02 é o espaço destinado aos mortos e suas fotografias. Passando para o nível 03, encontramos as frutas e os pratos que já foram os preferidos dos falecidos. O nível 04 é o nível da consagração, onde é depositado o “Pan de Muerto”, o pão do mortos, oferecido em consagração. O nível 05 é onde fica o sal, elemento de purificação. O nível de número 06 é destinado para as almas que se encontram vagando pelo purgatório. O último nível o de número 07 é o espaço onde a família cultua seu santo de devoção. Em alguns altares são depositados também incensos, água e também objetos que pertenceram aos mortos. 

Altar de Los Muertos

As caveiras também são elementos sempre presentes  no dia de Los Muertos. Antes restritas aos templos e túmulos, ganharam cores, ornamentos e flores. Não podemos esquecer das caveiras de açúcar, que são os doces no formato de crânios feitos com açúcar, água e limão e decorados com cores alegres.

 

As caveiras ornamentadas são elementos tradicionais do dia de Los Muertos

Caveiras feitas com açúcar, água e limão

Temos também a mais festejada das caveiras mexicanas: Catrina. Inspirada na obra de José Guadalupe Posada, La cavalera de La Catrina, o esqueleto da alta sociedade mexicana é um dos pontos altos das comemorações. Ela é apresentada com vestimentas luxuosas, chapéu elegante, elementos que faziam parte do guarda roupa da aristocracia mexicana entre os séculos XIX e XX. Catrina esconde uma crítica social: no fim, as diferenças sociais são irrelevantes diante da morte. As flores também não ficam de fora dos festejos. ornamentando altares, sacadas e avenidas, representam a beleza e o efêmero da vida. A mais usada é a Cempasúchil ( por aqui, conhecida como cravo de defunto ) radiante a amarela como um raio de sol. Reza a lenda que essa flor é a responsável por guiar os passos dos mortos até sua última morada. 

La Catrina – a mais famosas das caveiras mexicanas

Cempasúchil – a flor mais usada nas celebrações do dia de Los Muertos

Acham que terminou? Enganam-se!  Por último mas não menos importantes, temos os esqueletos. De acordo com a tradição, eles são os responsáveis por recepcionar as almas quando essas vem visitar seus entes queridos durante os festejos. Por essa razão é muito comum vê-los por toda parte. 

Día de los Muertos: como o feriado sagrado começou a ser comercializado -  Revista Galileu | Sociedade

De acordo com a crenças mexicana, os esqueletos são os responsáveis por recepcionar as almas dos mortos durante os festejos

Em 2003 a Unesco declarou o dia de Los Muertos como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade.

Qual a diferença entre o Halloween e o Dia de Los Muertos?

Festejos do dia de Los Muertos

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

ESCOLA DO BEM E DO MAL | Crítica do Neófito

RECOMEÇO | Crítica do Neófito (com SPOILERS)

HELLOWEEN | Conheça a origem

SHE-HULK | Por que a melhor série do MCU se tornou o pesadelo do nerd conservador?

AS GAROTAS DO FUNDÃO | Crítica do Neófito (Escondido na Netflix)

Nerd/geek hipertatuada, com uns parafusos frouxos, com a cara de Fiona mas o coração de mocinha.

Comente aqui!
Advertisement

Mais lidos da semana