Connect with us

Eventos & Exposições

HALOWEEN | As melhores mídias sobre o tema – Equipe Nerdtrip

Publicado

em

Salve, salve tripulantes!!! E hoje é Dia das Bruxas, data comemorada principalmente nos EUA onde é a festa é conhecida como Halloween. No Brasil a quase não há comemorações, mas a equipe Nerdtrip montou na vassoura festejará com algumas indicações de filmes, livros e séries assustadoras (mas não tão pesadas) para se curtir no escuro, confira abaixo:

 

Frankenstein de Mary Shelley – por Alex Ricardo Parolin

O filme faz uma adaptação da obra literária de Mary Shelley, escrita em 1818 (publicada originalmente sem creditar a autora). O filme é um grande flashback, contado por Victor Frankenstein ao capitão Walton, no navio em que se encontram. O doutor Frankenstein, médico e estudioso, conta como deu sequencia às experiencias do Dr. Wallerman, sobre reanimação de tecidos mortos. Victor consegue trazer de volta à vida uma criatura com partes dos corpos de cadáveres.

O filme recebeu o Oscar de Melhor Maquiagem em 1995, tendo como diretor Keneth Branagah (que também interpreta Victor Frankenstein), Helena Bonham Carter como Elizabeth (e posteriormente como “A Noiva”), e sem esquecer da grande interpretação de Robert DeNiro como A Criatura. Apesar da crítica especializada ter sido dura demais com o filme, ele rapidamente conseguiu um séquito de fãs e alcançou o status de cult. Com efeitos especiais modestos e maquiagens realistas, a história é muito bem contada e tenta ser o máximo possível fiel ao livro (embora algumas licenças poéticas possam fazer alguns narizes torcerem). O filme entrou pro catálogo da Netflix em 2021.

 

O Iluminado de Stephen King (livro) – por Cristiano Konno

Stephen King é considerado o mestre do horror contemporâneo e sua extensa obra literária já possui diversas adaptações que atraem sua legião de fãs ao redor do mundo, isso além de torná-lo conhecido até mesmo para não leitores.  Dentre suas obras mais memoráveis, temos uma que talvez seja a porta de entrada ideal para conhecê-lo: O Iluminado (The Shining – 1977).  Meu livro de horror / suspense favorito, conta a história da família Torrance, que é encarregada de cuidar como caseira de um hotel vazio nas montanhas do Colorado, isso na baixa estação de um inverno castigador. 

O patriarca da família, Jack, além da remuneração do emprego, busca tentar livrar-se do bloqueio criativo de seu romance em produção e vê ali uma oportunidade perfeita de isolar-se e dedicar-se à obra. O problema é que seu pequeno filho, Danny, é um Iluminado (pessoa mediúnica) que vê assombrações e premonições. Dentro do hotel amaldiçoado por histórias assustadoras, Danny e sua família viverão um pesadelo horrível de forças que ganharão poder com a “luz” do garoto.

O Iluminado é uma das obras que os fãs de Stephen King sempre guardam no coração e já ganhou duas adaptações no cinema e TV, além de receber uma sequência literária chamada Doutor Sono. É uma ótima pedida neste Haloween para novos tripulantes ou até mesmo como uma releitura. 

 

O Iluminado (filme) – por Jorge Obelix

Baseado no livro homônimo do “rei do terror” Stephen King, o longa “O Iluminado” de 1980 consegue ser tão aterrorizante quanto a obra original, o que é muito raro. Isso se dá principalmente à genialidade de Stanley Kubrick na direção e de Jack Nicholson atuando como protagonista. A química dessa dupla é explosiva.

Jack Torrance (personagem de Nicholson) é um escritor, alcoólatra em recuperação que aceita um emprego de zelador em um gigantesco e antigo hotel no alto das montanhas durante o inverno. Jack, sua esposa e filho devem ficar isolados do resto do mundo nessa construção por seis meses, até a volta dos funcionários e hóspedes no verão. Porém, o que eles não sabem, é que o hotel é assombrado…

Aos poucos Jack vai enlouquecendo por influência dos espíritos ali presentes, e a transformação dele é aterradora. A atuação de Nicholson é fantástica e realmente causa medo nos espectadores. As tomadas de câmera fechada nos corredores do hotel (foto acima) e a ambientação criadas por Kubrick são geniais e se tornaram referências posteriormente no gênero.

É simplesmente impossível assistir O Iluminado sem que o mesmo lhe deixe com uma sensação estranha após o final totalmente surpreendete e inesperado. Uma das melhores adaptações de livros para o cinema em todos os tempos. 

 

A CASA MONSTRO – por João Paulo Rocha

Embora os adultos se apropriem do Halloween, a festa nos Estados Unidos é tradicionalmente voltada para as crianças. E nesta lista não poderia faltar uma indicação para os pequenos.

Lançado em 2005, a animação envelheceu muito bem, com um visual que cativa até hoje. Com direção de Gil Kenan (responsável pela série Pânico da Netflix, e da ainda inédita releitura de Os Caça-Fantasmas) e tendo como produtor ninguém menos que Steven Spielberg , a história do trio de amigos que se unem para derrotar algo pior que a casa-monstro do título: seus medo, inseguranças e preconceitos.

Uma história madura, bem contada, e porque não, assustadora, que encanta crianças e adultos.

 

 

A Bruxa de Blair – por Cristiano Konno

Que tal um clássico neste Halloween, daqueles de gelar a espinha? A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project – 1999) é um fenômeno de bilheteria. Com orçamento limitadíssimo, em formato found-footage, conta a história de três estudantes de cinema que fazem um documentário sobre uma lenda local, a bruxa que dá nome ao filme. Eles se perdem na floresta e logo começam a ser atormentados pela força sobrenatural. 

A produção diz que quase todo o filme foi improvisado e os três atores, que fazem eles mesmos, foram assustados de verdade na floresta. Obviamente, eles sabiam qual seria o teor do filme, mas apenas tinham as câmeras, parte das falas e uma ideia do que iria acontecer. 

É um daqueles filmes “ame ou odeie”. Não é um terror forte propriamente dito e sim um suspense psicológico. É uma boa opção para se conhecer ou relembrar neste mês. A Bruxa de Blair está disponível atualmente no Star+.

 

O Bebê de Rosemarypor Jorge Obelix

Efeitos especiais de primeiras, espectros, criaturas assustadoras… Esqueça tudo isso. Em 1968 o diretor Roman Polanski provou com “O Bebê de Rosemary” que é possível se fazer um filme de terror extremamente assustador e pertubador com orçamento razoável (apenas 3,2 milhões de dolares) e apenas calcado na atuação de seus atores. 

Mia Farrow interpreta magistralmente a pequena e ingênua Rosemary Woodhouse, uma jovem que atravessa uma gravidez sinistra. Farrow nos entrega uma personagem totalmente frágil, desprotegida e insegura que causa empatia imediata no espectador. Não há como assistir ao filme sem ficar incomodado e querer ajudá-la de qualquer forma. A angústia e a dualidade de sentimentos de Rosemary sobre o bebê que carrega no ventre é compartilhada com o espectador de forma contundente.

A interpretação de Ruth Gordon da personagem Minnie Castevett, uma idosa e aparentemente alegre e bisbilhoteira vizinha lhe valeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ela realmente está impagável no filme. Destaque para a música de abertura que causa arrepios na espinha até hoje. 

 

Stranger Things por Cristiano Konno

A festa do Halloween americana é um evento direcionado, em princípio, às crianças. É uma noite onde os pequenos podem se fantasiar e sair à caça de doces em troca de não-travessuras. Se tem uma série que evoca esse espírito de terror juvenil, com toques de inocência, é Stranger Things.

Bebendo de uma época mágica, os anos 80, a série conta a história de quatro amigos que se envolvem numa trama sombria. Um deles desaparece ao mesmo tempo em que uma garota estranha surge. Onze, como ela é chamada, tem poderes anormais e parece a chave para que o grupo encontre o amigo desaparecido.

De 2016, a série original da Netflix já conta com três temporadas e os fãs ao redor do mundo aguardam ansiosos pela continuação, prometida para 2022. 

 

 

Alan Wake (Limited Collector's Edition) (2010) Xbox 360 box cover art -  MobyGames

Alan Wake por Cristiano Konno

Do estúdio do famoso Max Payne, Alan Wake traz a história de um escritor que se muda para uma cidade pacata para tentar sair do bloqueio criativo. O problema é que o lugar é assombrado por uma força estranha que parece usar de suas páginas para trazer terror à cidade e também ao próprio autor. Os habitantes, durante a noite, são envoltos de uma misteriosa treva e Alan precisará usar a luz ao seu favor para escapar e também descobrir o que está acontecendo. 

Com um enredo que fortemente homenageia Stephen King, Alan Wake é uma ótima pedida para um clima tenso de Halloween. Recentemente, ganhou uma versão remasterizada e está disponível para Playstation, Xbox e PC

 

 

E aí? Gostou da lista de hoje? Poderíamos ainda citar Sexta Feira 13, IT 1 e 2, Halloween série, Pânico série, Resident Evil séries de jogos e filmes, A Hora do Pesadelo série e uma infinidade de mídias para tornar esse dia mais assustador, no entanto tentamos fazer uma lista diferenciada com itens não tão pesados, mas que vão te fazer arrepiar. 

Fique ligado no Nerdtrip para conhecer mais sobre Cultura Pop. 

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/channel/

YouTube: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


VEJA TAMBÉM:

MARIGHELLA | Crítica do Neófito

The Witcher: Temporada 2 | Veja o novo trailer oficial da série

VALE A MARATONA? | Maya e os três guerreiros – a melhor série do momento da Netflix!

MARIGHELLA | “Mil Faces de um Homem Leal!” – Crítica do Don Giovanni

MESTRES DO UNIVERSO | Confira o trailer da Parte 2 de Salvando Etérnia

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana