Connect with us

Notícias

IRMANDADE | A Nova Série Nacional do Netflix estrelada por Seu Jorge Ganha Trailer Tenso

Publicado

em

Há diversos estudos, artigos (jornalísticos e acadêmicos) e livros (PCC: A Irmandade do Crime, de Carlos Amorim / A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, de Bruno Paes Manso) os quais esclarecem que o “start” do crime organizado no Brasil se deu pela inusitada associação entre presos políticos de esquerda na época dos governos ditatoriais militares e os presos comuns que, por serem da “classe operária”, eram considerados pelos guerrilheiros como potenciais aliados. Esses mesmos estudos relevam, porém, que esta associação inicial está longe de ser o único fator determinante para o nascimento do Comando Vermelho (de 1979 em diante) e do temível Primeiro Comando da Capital – PCC (1993).

O segundo fator causal pode ser atribuído a uma histórica falta de políticas públicas voltadas efetivamente para a segurança, pois, nos governos militares, o aparato policial era direcionado a quem se opunha ao regime; e, na democracia subsequente, o discurso político de reintegração social do preso integrou a teoria e as leis (Constituição e Execuções Penais), mas foi esquecido na prática, seja por falta de recursos estatais e má administração ou por pura negligência.

O último elemento dessa trágica equação se funda na superlotação carcerária, tantas vezes denunciada por grupos nacionais e internacionais de direitos humanos e negligenciada, ou até mesmo aplaudida (superlotação seria problema “de quem cometeu crime!”), respectivamente pela classe política em geral e ideologias radicais de direita.

Produzida pela O2 e criada por Pedro Morelli (Cidade dos Homens), Irmandade é uma série brasileira produzida pelo canal Netflix, que conta com Seu Jorge num dos papeis principais, na pele de um preso chamado Edson, que, em 1994, cria a organização criminosa do título de dentro de um presídio. A irmã dele, a honesta advogada Cristina (Naruna Costa), se vê obrigada a trabalhar como informante contra o irmão numa espiral que vai fazê-la questionar seu conceito de justiça.

Logicamente – e o trailer abaixo deixa isso claro – a série se baseia no surgimento do PCC, ainda que mude nome e crie personagens, locações e situações fictícias para contar sua história.

Seu Jorge capricha na cara de mau, apesar de ficar muito parecido com o personagem Beirada, que interpretou em Tropa de Elite 2.

Entretenimento com alguma reflexão sempre é uma boa pedida!

A estreia está prevista para 25 de outubro.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DEMOLIDOR | As Séries dos Heróis Urbanos da Netflix Podem Voltar!!

RAMBO: ATÉ O FIM | Crítica do Don Giovanni

BATWOMAN | Rumores Falam que Kristen Stewart Tem Chances de Viver a Heroína nas Telonas

MARIA E JOÃO | Adaptação Mais Fiel do Famoso Conto dos Irmãos Grimm Ganha Trailer Assustador!

ARENA #08 | Censura Não!!!

CAMPO DO MEDO | Assustador Trailer do Filme do Netflix Baseado em Conto de Stephen King e Seu Filho, Joe Hill

ANNA | Crítica (tardia) do Neófito

RADIOACTIVE | Cinebiografia de Marie Curie (A REVISAR)

MARIGHELLA | O Filme Que Não Se Sabe Se Será Visto

Sou um quarentão apaixonado pela cultura pop em geral. Adoro quadrinhos, filmes, séries, bons livros e música de qualidade. Pai de um lindo casal de filhos e ainda encantado por minha esposa, com quem já vivo há 19 bons anos, trabalho como Oficial de Justiça do TJMG, num país ainda repleto de injustiças. E creio na educação e na cultura como "salvação" para nossa sociedade!!

Comente aqui!

Mais lidos da semana