Connect with us

Séries

STAR TREK: PICARD | Curiosidades da terceira temporada (episódios 4 a 6)

Publicado

em

Dominion

O episódio começa com a Titan escondido no Ferro-velho Chin’toka. Isso significa que estamos de volta ao sistema Chin’toka, que apareceu pela primeira vez em Deep Space Nine. Este sistema foi apresentado em vários episódios da série, “Lágrimas do Profeta” (Tears of the Prophets, sexta temporada), e “O Cerco de AR-558” (The Siege of AR-558, sétima temporada). Os Breens e o Domínio destruíram a Frota Estelar neste sistema em “A Face do Mal” (The Changing Face of Evil, sétima temporada), e é por isso que existe um ferro-velho tão grande aqui em Picard.

star-trek-picard-curiosidades3-chintoka

O sistema Chint’oka. Imagem da internet

Sete interroga uma pessoa que ela espera ser Tuvok no início do episódio. Esta é a primeira aparição ao vivo de Tim Russ no cânone de Star Trek desde a conclusão de Star Trek: Voyager em 1999, embora o mesmo apareça em muitos filmes de fãs e Tuvok tendo aparecido brevemente em um episódio de Lower Decks.

star-trek-picard-curiosidades3-tuvok

Quando Data é despertado na Titan, ele se pergunta por que não está na Scimitar. Este era o nome do navio de guerra de Shinzon em Nemesis. Esta versão das memórias de Data param naquele ponto, em 2379, cerca de 22 anos antes deste ponto em 2401.

Picard diz: “Anos atrás, Data me pediu para deixá-lo ir, para morrer em paz”. Isso faz referência ao final da primeira temporada de Picard, em que uma versão diferente das memórias de Data – uma que viveu sem um corpo em uma simulação quântica por quase duas décadas – pediu a Picard que desativasse seu programa. Essencialmente, o ponto de divergência entre aquele Data e este é 2379: Os dados da primeira temporada foram colocados em uma simulação quântica. Esta cópia da memória de Data vem diretamente de B-4 e, portanto, não experimentou a passagem do tempo.

star-trek-picard-curiosidades3-data-morte

A morte da consciência de Data

Em Deep Space Nine, a Seção 31 criou um vírus para matar os metamorfos, mas no episódio “Medidas Extremas” (Extreme Measures, sétima temporada), Bashir encontrou a cura. Vadic aponta que a Frota Estelar não entregou a cura para o Grande Link, mas sim “um dos nossos” teve que trazê-la para eles. Isso faz referência ao fato de que Odo trouxe a cura para o Grande Link em “O que você deixa para trás” (What you leaved behind, sétima temporada).

Rendição

Como Vadic ameaça a tripulação com todas as maneiras que ela pode mexer com os controles ambientais com um “toque do meu dedo”, os fãs da Série Clássica devem ser lembrados de Khan em “A semente do espaço” (Space Seed, primeira temporada). Nesse episódio, Khan assumiu todas as funções da nave da engenharia e sugou todo o ar da ponte.

Enquanto Jack tenta hackear o corpo de um tripulante do Titan, vemos que Picard ainda adora usar “Picard Alpha-Tango” como base de sua senha. Em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, ele usou a senha “Picard 47, Alpha Tango” duas vezes em dois contextos diferentes: uma vez para desbloquear uma mensagem da Frota Estelar e novamente para definir a autodestruição da Enterprise-E . Aqui, descobrimos que seu controle de segurança é “12-11-Picard Alpha Tango 75”.

star-trek-picard-curiosidades3-senha

Ao longo do resto do episódio, vemos Data aparentemente “desistir” de suas memórias para Lore, que inclui várias referências a TNG , incluindo:

  • Um Tricorder de A Nova Geração.
  • Um baralho de cartas, que Data diz representar os “muitos jogos de pôquer” que ele jogou na Enterprise
  • Um holograma de Tasha Yar, que também faz referência a “A Essência do Mal” (Skin of Evil, primeira temporada de A Nova Geração)
  • O gato de Data, Spot, que apareceu em vários episódios de A Nova Geração, visto pela última vez em Nêmesis

Vox

Enquanto Jack e Deanna tentam abrir a porta vermelha, Jack se lembra de ter visitado o “arboreto carmesim” em Raritan IV. Na verdade, vimos Raritan IV no início da segunda temporada de Picard, e parecia ser habitado por deltanos. Raritan em si é uma cidade real em Nova Jersey, e era o local do Projeto Splinter, uma máquina do tempo em Os Doze Macacos, produzido pelo showrunner Terry Matalas. Além disso, o arboreto carmesim é provavelmente uma referência à “floresta vermelha”, um conceito que altera o tempo em Os Doze Macacos.

star-trek-picard-curiosidades3-raritan

O planeta Raritan IV

As referências Borg neste episódio são numerosas. No início do episódio, na verdade, ouvimos o diálogo do episódio “O melhor dos dois mundos” (The Best of Both Worlds, quarta temporada de A Nova Geração). Além disso, as revelações sobre a capacidade de Picard de “ouvir” os Borg mesmo depois de assimilado fazem referência à abertura do Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, quando Picard disse a Troi que podia “ouvir” os Borg quando eles tentaram atacar a Terra no início do filme.

Como revelam os créditos, a Rainha Borg é mais uma vez interpretada pela voz de Alice Krige. Ela interpretou a personagem pela primeira vez em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, e mais tarde, no final de Voyager. Krige também dublou a Rainha Borg em Lower Decks, na segunda temporada.

star-trek-picard-curiosidades3-alice

A atriz Alice krige com o diretor Jonathan Frakes nos bastidores do filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato

Ao longo do episódio, vemos inúmeras naves da Frota Estelar e muitos desses nomes sãoboas referências. Aqui está uma lista dos maiores:

USS Okuda: Isso faz referência a Michael e Denise Okuda, designers e artistas de longa data que trabalharam na franquia Jornada nas Estrelas desde A Nova Geração.
USS Sutherland: Este era o nome do navio que Data assumiu o comando no episódio “Redenção” (Redemption, quarta temporada de A Nova Geração)
USS Drexler: Isso faz referência a Doug Drexler, um artista de longa data.
USS Akira: A nave estelar da classe Akira foi vista pela primeira vez em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato e recebeu o nome do clássico anime de ficção científica Akira.
USS Excelsior: Obviamente, uma referência a Excelsior dos filmes clássicos de Jornada nas Estrelas, embora uma nova Excelsior tenha sido introduzido na estreia da segunda temporada de Picard.
USS Ross: Provavelmente uma referência ao almirante Ross de Deep Space Nine.
USS Reliant: A nave Khan roubou em Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan. Mas uma outra Reliant foi a primeira nave Picard serviu no espaço profundo, estabelecido na primeira temporada de Picard e de A Nova Geração.
USS Castillo: Isso faz referência a Richard Castillo, o primeiro oficial do USS Enterprise-C
USS Zheng-He: Uma nave da classe Inquiry que vimos no final da primeira temporada de Picard . Este era o navio de Riker na época e recebeu o nome de um antigo explorador naval chinês. Todos os navios da classe Inquiry são nomeados para antigos exploradores ou cientistas.
USS Ibn al-Haytham: Nomeado para um astrônomo árabe que nasceu no ano de 956. Provavelmente outro navio da classe Inquiry.
USS Harlan: Provavelmente homenagem para Harlan Ellison, o escritor de ficção científica que escreveu o clássico da série original “A Cidade À Beira da Eternidade“(City on the Edge of Forever, primeira temporada da Série Clássica)
USS Forrest: Refere-se ao almirante Forrest de Star Trek: Enterprise.
USS Hikaru Sulu: Obviamente uma referência a Sulu da Série Clássica.
USS Cochrane: Nomeada em homenagem a Zefram Cochrane, o inventor do motor de dobra, apresentado no episódio  “Metamorfose” (Metamosphosis, primeira temporada da Série Clássica)e que ficou famoso pelo filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

Elizabeth Dennehy reprisa seu papel como Shelby, que apareceu pela primeira vez em “O Melhor dos Dois Mundos”. Na época, ela era a principal especialista em Borg da Frota Estelar, e é por isso que Picard fala sobre “a ironia de ela endossar algo tão parecido com os Borg“.

star-trek-picard-curiosidades3-elisa

Almirante Shelby

Quando Picard assume o comando da nave, ouvimos a voz de Majel Barrett, a falecida esposa de Gene Roddenberry, que interpretou a voz do computador na Série Clássica e em A Nova Geração. Esta é a primeira vez que ouvimos sua voz em um novo programa ou filme de Jornada nas Estrelas desde 2009, quando ela era a voz do computador na primeira reinicialização de JJ Abrams.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

BARBIE | A maior bilheteria de abertura de todos os tempos da Warner no Brasil

OPPENHEIMER | Crítica do Neófito

FLAMIN HOT : O SABOR QUE MUDOU A HISTÓRIA | Uma lição de perseverança – Critica sem Spoiler

MISSÃO IMPOSSÍVEL: ACERTO DE CONTAS (PARTE 1) | Crítica do Neófito

ALITA: ANJO DE COMBATE | James Cameron insinua que várias sequências estão em desenvolvimento

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana