Connect with us
um-lugar-seguro-capa um-lugar-seguro-capa

Séries

A RODA DO TEMPO | Resenha do Episódio “Um Lugar Seguro” (01×03)

Publicado

em

A RODA DO TEMPO –  “Um Lugar Seguro” (01×03)

Um Lugar Seguro” é o terceiro episódio da série A Roda do Tempo, lançado juntamente com o primeiro e segundo episódios, todos no dia 19 de novembro pelo Prime Video, o serviço de streaming da Amazon. A série é baseada na série de livros de mesmo nome do autor Robert Jordan. Novos episódios vão ao ar toda sexta-feira.

A partir daqui, a resenha pode conter spoilers.

onde-a-sombra-espera-capa

A Roda do Tempo – Onde a Sombra espera

Anteriormente, em A Roda do Tempo…

onde-a-sombra-espera-mantos-brancos

O Filhos da Luz, ou assim chamados “Mantos-Brancos”. Imagem da internet

No episódio anterior, quatro jovens saem da vila de Dois Rios para seguirem a Aes Sedai Moigraine e seu Guardião Lan Mondragon para a Torre Branca, pois um deles pode ser o Dragão Renascido – aquele que pode destruir ou salvar o mundo. Mesmo tendo burlado os Mantos-Brancos e o questionador Eamon Valda, seguem em seu encalço os trollocs, servos do Tenebroso.

Sem chance de escaparem e com Moigraine gravemente ferida, Lan conduz o grupo à cidade fantasma de Shagar Logoth, que na Língua Antiga significa “Onde a Sombra espera“. Ao cair da noite, Mat é atraído para um pequeno punhal oculto em uma das ruínas, e quando todos menos esperam, as Sombras atacam todos os seres vivos no local.

Para poderem fugir, o grupo se separa. Perrin e Egwene sobem as muralhas e caem no lago que circunda a cidade, fugindo para o descampado. Mat e Rand saem pelos muros arruinados e sobem as montanhas pedregosas. Já Lan, sem alternativa, cavalga de volta à floresta. É lá que ele descobre de maneira não muito agradável que Nynaeve ainda está viva.

…e então…

Um Lugar Seguro” começa com um flashback, mostrando como Nynaeve (Zöe Robbins) conseguiu escapar dos trollocs. Apesar disso, ela é rendida por Lan (Daniel Henney) que a prende. Como Moigraine (Rosamund Pike) continua cada vez mais debilitada, eles fazem um acordo para que a garota a Aes Sedai. Nynaeve concorda, mas avisa que o processo será difícil e dolorido. Mesmo assim, ela se recusa a dizer como veio de Dois Rios para além da floresta. Interessante como a química entre Lan e Nynaeve vai sendo construída aos poucos – inicialmente se odeiam, mas conforme vão tendo espaço pra demonstrar, a confiança entre eles vai aumentando bem devagar. Ponto para direção que soube dar espaço nessas cenas para que os atores pudessem fazer o seu melhor pelos personagens.

um-lugar-seguro-moigraine-ferida

Moigraine ferida. Imagem da internet

Enquanto Perrin (Marcus Rutherford) e Egwene (Madeleine Madden) fogem pelo descampado, Mat (Barney Harris) e Rand (Josha Stradowski) avançam pelas montanhas pedregosas, até chegarem a uma cidade chamada Córrego de Breen, no país de Andor. A mineração e o rio são a base da economia da região. Caminhando entre canaletas e barracas de ambulantes, eles chegam a uma taverna onde conhecem Dana (Izuka Hoyle), responsável pela taverna local. É na taverna que eles ouvem o menestrel Thom Merrilin (Alexandre Willaume) cantar pela primeira vez.

Perrin e Egwene começam a fugir dos lobos pelo Relvado de Caralain, uma vasta planície sem estrada, rios ou lagos. Em seu ponto mais vasto, a planície chega a ter 1.600 quilômetros. Ao que parecem, os lobos estavam conduzindo-os até os rastros de carroças. Eles decidem seguir os rastros para ver onde vão dar e, quem sabe, conseguir ajuda. Até que depois de muito caminhar, são surpreendidos pelos Thuatha’an. O “Povo Viajante” viaja pelas terras ocidentais, vivendo em carroças puxadas por cavalos, sobrevivendo do comércio e da funilaria. Os “rituais de música” e de saudação são importantes para este grupo.

um-lugar-seguro-perrin-egwene-perdidos

Perrin e Egwene perdidos no descampado. Imagens do episódio

Rand passa a acreditar nas palavras de Moigraine, por que é isso em que Egwene acredita. Ele acha que então o melhor caminho é continuar a leste. Já Mat acredita que o pior já passou, que ninguém está mais em perigo e que poderiam voltar para casa em Dois Rios. Eles se desentendem e sua amizade fica um pouco abalada. Já Egwene, do outro lado do mapa, passa a querer voltar pra casa, já que era isso que Rand queria a viagem toda. Perrin, no entanto, acredita que seus amigos seguiram firmes na missão e acha que eles também devem seguir. Diferente de Rand e Mat, a amizade de Perrin e Egwene se fortalecem e eles decidem permanecer, por ora, juntos. Finalmente, depois de tanto tempo, o elenco principal demonstra alguma profundidade.

O que “Um Lugar Seguro” nos ensina é que, na verdade, nenhum lugar é seguro. Nossas bases de confiança podem mudar e nossos objetivos podem nos levar a lugares cada vez mais assustadores e perigosos. Resta-nos saber o que fazer com isso. De fato, isso é demonstrado no final do episódio, onde Lan sente-se menos preocupado por Moigraine finalmente despertar e poder pelo menos cavalgar. Nynaeve não está confortável com seus novos companheiros de viagem, mas não se sente mais com medo. Mesmo quando chegam a um lugar conhecido para a Aes Sedai.

Mas a lição mais dolorosa vem em Córrego de Breem, quando Dana se revela ser um Amigo das Trevas – pessoas comuns que seguem e admiram o Tenebroso, pois acreditam que o mesmo possam lhe conceder poderes ou vida longa e ajudam-no a caçar o Dragão Renascido. Ela os persegue por todo vilarejo e quando finalmente os encurralam, é morta pelo menestrel Thom Merrilin, que demonstra saber muito mais do que aparenta. ele incita os dois jovens a seguirem para o leste com ele, enquanto Mat já começa a sentir a influência das Sombras por causa da faca que carrega.

um-lugar-seguro-fala-dana

Fala de Dana no episódio. Imagem promocional

 

Conclusão

Um Lugar Seguro” fecha a “Trilogia de Lançamento“, vamos por assim dizer, catapultando os personagens onde devem estar, fechando o conhecimento mínimo sobre o cenário e encerrando os arcos em aberto nos dois episódios anteriores – apenas pra nos dar mais perspectivas sobre o futuro. Como encerramento desse lançamento, pode-se dizer que o episódio não faz feio, mas sozinho, ele é morno e rápido. Faz um certo sentido, uma vez que ele precisa fechar uma porta e abrir uma janela pra série – não se esperava grandes coisas desse episódio mesmo.

Porém, “Um Lugar Seguro” nos mostra todo potencial da série e nos empolga em continuar assistindo. Ele encerra o ciclo de uma história maior apenas pra mostrar que ela está só começando e isso faz muita diferença. A Roda do Tempo não para e a gente também não vai desistir de segui-la.

Nota: 3.0/5 (Bom)

um-lugar-seguro-nota


Episódios anteriores:

A RODA DO TEMPO | Resenha do episódio “A Partida” (01×01)

A RODA DO TEMPO | Resenha do Episódio “Onde a Sombra espera” (01×02)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

EDUARDO E MÔNICA | Filme baseado em canção de Renato Russo recebe teaser

AVATAR | Franquia pode receber nova produção animada com estilo diferente

VENOM | Terceiro filme será produzido

LA CASA DE PAPEL: TEMP. 3, PARTE 5, VOL.2 – O assalto acabou! | Crítica do Neófito

ORIENT | Confira o trailer contendo abertura e data de estreia do anime

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana