Connect with us

Colunas

Autores Nacionais Contemporâneos | Eduardo Kasse

Publicado

em

Como venho apresentando na coluna Autores Nacionais Contemporâneos, olhando bem conseguimos encontrar obras de qualidade nesse mar de possibilidades da literatura nacional atual.

Para você que está procurando uma boa leitura e que precisa de indicações seguras, hoje gostaria de lhe apresentar um grande autor: Eduardo Kasse.

 

 

Integrante da Editora Draco, Eduardo é autor da Saga Tempos de Sangue, que inclui 5 livros e alguns contos, além de um quadrinho intitulado A Teia Escarlate. Kasse também é organizador de coletâneas, como a Samurais X Ninjas – também pela mesma editora. Atualmente, está trabalhando em uma nova saga, intitulada Vikings, que já possui um quadrinho e também um livro chamado Berserker.

Sua escrita é cheia de pesquisa e propriedade, além de ser fluída, desbocada e brutal. No caso de Tempos de Sangue, o autor demonstra sua habilidade em nos ambientar na era medieval e também em criar personagens memoráveis e cheios de espírito. Os vampiros são clássicos e sem frescura, têm desejo de sangue e morte. Mas há monstros humanos também, numa história que fica cada vez mais interessante.

Vou listar algumas impressões que tive na época de leitura:

 


 

Tempos de Sangue Vol 1: O Andarilho das Sombras

 

 

Sou da época em que vampiros não brilhavam ao sol ao som de música pop, eles queimavam vivos aos berros e fúria. Não eram legais e simpáticos, eram ruins e agressivos. Então para mim é difícil aceitar qualquer coisa fora deste contexto.

O Andarilho das Sombras nos traz novamente o vampiro clássico, mas de forma singular, pois não se sabe o que exatamente Harold Stonecross é, uma vez que o termo Vampirismo não está presente no livro. É uma história bem interessante, onde soma-se um cenário medieval belamente detalhado (especialidade o autor) e personagens marcantes. O final é surpreendente e incrível, nos deixa com aquele “gostinho quero mais” e com a pergunta: Como assim??

Pertinente à época, há xingamentos engraçados e cenas eróticas, assim como toda boa história medieval realista deve ter.

Recomendo!

 


 

Tempos de Sangue Vol 2: Deuses Esquecidos

 

 

Deuses Esquecidos é o segundo volume da série Tempos de Sangue de Eduardo Kasse. Conta a história do imortal Alessio Di Ettore, que é transformado em um vampiro e se vê perdido nessa nova vida. Como um bom cristão, repudia seu novo ser e teme por sua alma, entretanto, entrega-se à sede e a fúria quando necessário, o que torna seu dilema ainda mais tenso e realista ao comportamento humano. Desta vez, há um inimigo certo, o frei Ugo – o carnéfice, que dá ainda mais agilidade e emoção à escrita de Eduardo. Outra imortal que também dá as caras é Tita, a raposa, com seus diálogos ácidos e bem humorados. Há partes que considerei pessoalmente mais fortes que o anterior, seja em relação ao teor sexual, seja em relação ao teor humanitário. A trama central tem um fim, mas a história de Alessio não, o que nos deixa ainda mais curiosos de como tudo isso irá caminhar.

Nas cenas finais há uma passagem forte, que ficou na mente por dias. É, no momento, a obra que mais gosto do autor.

Recomendo!

 


 

Tempos de Sangue Contos: O Último Sol Poente

 

 

O Último Sol Poente é um conto curto, mas isso não impede de ser uma ótima história. Ação, Fé, Amizade e Imortalidade, tudo isso bem balanceado e bem escrito. Soma-se o talento de Eduardo mais a força da Cultura Japonesa e temos um incrível relato de mais um de seus imortais da Série Tempos de Sangue.

Recomendo!

 


 

Eduardo Kasse é um autor carismático e está sempre em contato com os leitores. Seu ritmo de escrita é rápido e ele costuma lançar obras com frequência, o que nos ajuda na ansiedade para ler as continuações.

Nós do Nerdtrip, tivemos o prazer de entrevista-lo! Vamos conhece-lo melhor?

1- Diga um pouco sobre você!

Me chamo Eduardo Kasse, sou escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, pai do Léo e membro de uma matilha com mais quatro cães, liderada pela Hanna, a minha pastora alemã, diga-se de passagem.

Iniciei a minha carreira literária em 2012, com a publicação pela Editora Draco do primeiro livro da Série Tempos de Sangue (completa, com cinco livros), O Andarilho das Sombras (https://eduardokasse.com.br/temposdesangue/a-serie/o-andarilho-das-sombras/). Desde então, publiquei diversos livros, HQs e participei de coletâneas e quadrinhos, sempre com o foco em fantasias históricas.

Se quiser conhecer um pouquinho mais sobre a minha carreira, acesse o meu site: https://eduardokasse.com.br/

 

2 – O que mais te inspira?

A vida, em todas as suas vertentes, é a minha grande inspiração. Já escrevi cenas depois de ouvir uma música, já tive ideia para um livro ao voltar de uma viagem, já criei personagens depois de conversas com a minha esposa Estela, ou mesmo brincando com os meus cães.

Acho que observar, sem ter a pretensão de ser criativo 100% do tempo, ajuda a ter inspiração para captar as nuances, a ver além das vivências em questão. Há muitos universos em um olhar. Há mundos e mais mundos em um simples pensamento.

Um controle remoto longe da mão pode se tornar um machado que caiu distante do seu dono num derradeiro momento. Um cãozinho brincando com um pano se torna Fenrir no Ragnarök. O meu filho correndo pode se tornar um duende fujão.

O cotidiano é rico, basta deixar as lentes dos óculos sempre limpas (ou sujas, se precisar se inspirar para descrever névoa! Hahahahaha).

 

3 – Quais são seus escritores contemporâneos nacionais preferidos?

Vou citar alguns, não por ordem de preferência ou qualidade, ok? Quem curte ficção e fantasia, precisa conhecê-los. Basta procurar nas redes sociais, nas livrarias, no Google. Todos têm um trabalho bem conciso e SABEM o que estão fazendo.

Lógico que cometerei injustiças e deixarei uma boa galera de fora. Mas não é por mal, é por memória ruim de um pai que tem dormido pouco ☹

  • Ana Lúcia Merege
  • Eric Novello
  • Gerson Lodi-Ribeiro
  • Cirilo S. Lemos
  • Aya Imaeda
  • Roberto de Sousa Causo

 

4 – Quais as suas referências de escrita?

Os meus TOP 4 autores são: J. R. R. Tolkien, Anne Rice, Steven Pressfield e Bernard Cornwell. Eu sempre me empolgo muito lendo os seus trabalhos, pois cada um deles traz suas particularidades e estilos. Mas todos são mestres da narrativa.

No Brasil, gosto demais de Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Machado de Assis. A poesia sempre me envolveu e me ajuda demais a imergir e criar algumas cenas essenciais para as minhas histórias.

E, por fim, tenho Voltaire, Nietzsche, Platão, Aristóteles, Sócrates, Descartes, Santo Agostinho e muitos outros, como companheiros nessa jornada em busca de respostas. Ou melhor, na criação de indagações que nem sempre podem ser respondidas!

 

5 – O que o mundo da literatura fez em sua vida?

Me tornou um leitor voraz e um escritor apaixonado. As palavras fazem parte da minha essência. É na literatura que construí a minha carreira. E é através dela que me expresso e transcrevo um pouco da minha alma, da minha energia vital.

 

6 – Qual o seu TOP 5 de livros preferidos?

  1. O Silmarillion – Tolkien
  2. Entrevista com o Vampiro – Anne Rice (na verdade adoro todas as Crônicas Vampirescas)
  3. Portões de Fogo – Steven Pressfield
  4. Crônicas Saxônicas – Bernard Cornwell (aqui não dá para escolher um livro só)
  5. O Nome da Rosa – Umberto Eco

 

7 – Qual o seu personagem próprio preferido e o futuro dele e das suas obras?

Eu gosto muito do meu primeiro protagonista, Harold Stonecross. Sobre o futuro dele nada falarei, senão vai ser um spoiler MONSTRO da Série Tempos de Sangue! Quem tiver curiosidade, pode ler os livros! Hehehehe Todos os cinco para ter a resposta!

Sobre o futuro das minhas obras? Bem, o que tenho para agora é um novo quadrinho e um novo romance, ambos da Saga Vikings – http://sagavikings.com.br . Novos projetos irão surgir. Os temas? Ainda não sei, afinal, o destino é inexorável.

Muito obrigado e até breve!

Obrigado pelo entrevista, Eduardo!

Link para seu site

Link para sua obras na Amazon

Link para a Editora Draco

E aí, já leu algo de Eduardo Kasse? Conta pra gente!

Fique ligado no Nerdtrip para saber mais sobre a Cultura Nerd!

 


FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

 


Autores Nacionais Contemporâneos | Roberta Grassi

Autores Nacionais Contemporâneos | Conheça Ana Lúcia Merege e sua Athelgard

NERDTRIP NA ESTANTE #06 | Top 5 e-books pra ler no mês dos namorados

NERDTRIP NA ESTANTE #06 | Top 5 e-books pra ler no mês dos namorados

MERLÍ | Crítica (tardia) do Neófito

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana