Connect with us

Séries

STAR TREK: PICARD | Curiosidades da terceira temporada (episódios 1 a 3)

Publicado

em

A Nova Geração

Não é a primeira vez que o ator Todd Stashwick, o capitão Shaw, faz um personagem em Star Trek. Ele teve um papel especial no episódio Kir’Shara (nono episódio da quarta temporada de Enterprise), onde interpretou Talok, um agente secreto romulano.

curiosidades-picard-talok

Talok, em Enterprise. Imagem da internet

O planeta M’Talas Prime é uma referência ao produtor da série, Terry Matalas.

A abertura do episódio temos um áudio com a voz de Picard. Trata-se de uma transcrição do episódio O Melhor de Dois Mundos (The Best of Both Worlds, episódio duplo que encerra a terceira e abre a quarta temporada de A Nova Geração).

Laris e Picard comentam sobre a Enterprise observando uma pintura da mesma. A pintura da Enterprise-D que eles admiram é a mesma vista pendurada na sala de espera de Picard durante os episódios da série A Nova Geração.

Para decriptografar a mensagem de Beverly, Picard usa o mesmo código de autorização de comando que usou no filme Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, que é Picard-4-7-Alpha-Tango.

curiosidade-picard-autorizacao

Código de autorização. Imagem da internet

Riker e Picard mencionam uma aventura “dos velhos tempos” não exibida em nenhum episódio que supostamente se passou em Rigel 7. É o mesmo planeta apresentado no episódio piloto rejeitado da Série Clássica.

No episódio Todas as Boas Coisas (All Good Things, último episódio da última temporada de A Nova Geração), durante o futuro alternativo, Picard pergunta a Geordi sobre sua filha, Sidney. Este é o nome da alferes que pilota a Titan-A, filha de Geordi.

A Dama Vermelha é uma estátua de Rachel Garrett, a capitã da malfadada Enterprise-C, vista no episódio Elo Perdido (Yesterday’s Enterprise, 15º da terceira temporada de A Nova Geração). A capitã é interpretada por Tricia O’Neil.

curiosidades-picard-dama-vermelha

A estátua da Dama Vermelha. Imagem do episódio.

Cancelar

Jack identifica o SS Eleos como uma nave médica da classe Mariposa. Isso faz referência à clínica médica Mariposa do século 21 administrada pela Dra. Teresa Ramirez na segunda temporada de Picard. Como Rios ficou para trás no século 21 para ajudar Teresa com ajuda humanitária, parece que esse tipo de embarcação médica pode existir, indiretamente, por causa de Rios.

Jack conversa com alguns Rangers de Fenris e eles comentam sobre aceitar cerveja romulana como suborno. O estilo da garrafa da cerveja romulana é idêntico à mesma garrafa que Bones tinha em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, que foi quando aprendemos pela primeira vez sobre a cerveja romulana.

A nave que Riker e Picard pegaram de Titã revelou ter o nome “Saavik”. Saavik, é claro, faz referência à personagem meia vulcano, meia romulana, introduzido pela primeira vez Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan. Ela foi interpretada por Kristie Allen nesse filme e por Robin Curtis nos seguintes.

picard-curiosidades-saavik

Tenente Saavik em suas duas versões. Imagem: Nerdtrip

O tenente Mura (Joseph Lee), um bajoriano, menciona que a Shrike está usando um enorme arsenal, incluindo “armas isolíticas”. Isso faz referência a Jornada nas Estrelas: Insurreição, quando Geordi Laforge explicou que rajadas isolíticas são basicamente armas subespaciais.

Um dos nomes falso usados por Jack Crusher exibidos nesse episódio é James Cole, protagonista vivido por Bruce Willis em Os Doze Macacos. Na série de mesmo nome, produzida por Terry Matalas (produtor de Picard), o personagem é vivido por Aaron Stanford, que neste episódio faz o ferengi Sneed. O ator também contracenou com Patrick Stewart em X-Men 2, como Pyro.

curiosidades-picard-sneed

O ferengi Sneed. Imagem da internet

Sneed acusou Raffi de fazer parte da Seção 31, a agência supersecreta da Frota Estelar que foi apresentada pela primeira vez no episódio Inquisição, de Deep Space Nine (Inquisition, 18º da sexta temporada). A Seção 31 também aparece em Enterprise, Lower Decks, Star Trek: Além da Escuridão e, extensivamente, Star Trek: em Discovery.

Lembrando que Raffi não faz parte da Seção 31, mas trabalha para a Inteligência da Frota Estelar. Um departamento de inteligência cuida basicamente do processamento e trânsito de informações e documentos oficiais de um governo para diversas operações, enquanto a Seção 31 é basicamente espionagem.

Esta é a primeira vez que Michael Dorn aparece como Worf desde 2002 no filme Nemesis. Ao todo, Worf é o personagem que apareceu na maioria dos episódios da franquia, incluindo 174 episódios de A Nova Geração e 96 episódios de Deep Space Nine.

Dezessete Segundos

Quando o episódio volta ao “Antes”, vemos uma versão futura do horizonte de Los Angeles. Riker e Picard estão comemorando o nascimento de Thaddeus Riker-Troi, filho de Will e Deanna, mencionado pela primeira vez no episódio Nepenthe da primeira temporada de Picard . A melhor aposta para este momento é o ano de 2381, porque de acordo com o co-criador da série Michael Chabon – em 2020 – Thad morreu quando tinha cerca de 15 anos, em 2396.

 

Enquanto Beverly conversa com Picard ela menciona uma série de planetas obscuros, entre eles:

  • Casperia Prime: Mencionado em Dois Corações (Change of Heart, 16º da sexta temporada de Deep Space Nine), onde Jadzia Dax queria ter sua lua de mel com Worf.
  • Kolarin Five: Esta parece ser uma referência ao sistema Kolarin, o local onde a Enterprise pegou o corpo de B-4 em Nemesis.
  • Setor Donatra: Outra referência de Nemesis, onde Donatra era o nome do comandante romulano que ajudou Picard e a Enterprise a derrotar Shinzon nesse filme.
  • Sorna Prime: Esta é uma referência à serie Star Trek: Discovery. No Universo Espelho dessa série, a capitã Tilly (chamada de Killy) era conhecida como o Flagelo de Sorna Prime.

O metamorfo Titus Rikka é interpretado por Thomas Dekker. O ator também interpretou Thomas Picard em Jornada nas Estrelas: Gerações. Ele também participou de episódios de Star Trek: Voyager.

curiosidades-picard-dekker

Tomas Picard quando criança, interpretado por Dekker. Imagem da internet

Nos aposentos de Sete de Nove vemos um modelo da USS Voyager em sua prateleira. Embora seja um apontamento óbvio ao seu tempo na nave (e na série), aprendemos no primeiro episódio desta temporada que a almirante Janeway (Kate Mulgrew) a ajudou a conseguir sua comissão atual a bordo do Titan.

 

curiosidades-picard-voyager-seven

Voyager de Sete. Imagem do episódio

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

INDIANA JONES E O CHAMADO DO DESTINO | Crítica do Neófito

ELEMENTOS | Crítica do Neófito

STAR TREK: PICARD | Crítica do episódio “A Última Geração” (3×10)

THE FLASH | Crítica do Neófito

BAMBI | Live action poderá ter diretora vencedora do Oscar

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana