Connect with us

Séries

STAR TREK: PICARD | Curiosidades da terceira temporada (episódio final)

Publicado

em

A Última Geração

A narração de abertura vem de uma das lendas do elenco de Jornada, Walter Koenig, interpretando o filho de Pavel Chekov, o invisível Anton Chekov, que descobrimos ser o presidente da Federação Unida dos Planetas em 2401. “Anton” pode ser uma homenagem ao falecido Anton Yelchin, que interpretou Pavel Chekov nos três filmes de reinicialização.

star-trek-picard-curiosidades3-presidente

Transmissão da Federação Unida dos Planetas. Imagem: Memory Alpha

Como Chekov diz a todos, “não se aproxime da Terra” (uma fala emprestada de Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa), obtemos aquela paisagem espacial familiar de nebulosa azul direto dos créditos de abertura de A Nova Geração. Esta imagem ocorreu em todos os episódios de A Nova Geração, começando com a estréia da 3ª temporada, “Evolução” (Evolution).

Picard diz: “O que começou há mais de 35 anos… TERMINA ESTA NOITE!” Isso se refere ao fato de que os eventos de “O Melhor dos Dois Mundos” (The Best Of Both Worlds, terceira e quarta temporada de A Nova Geração) aconteceram em 2366, o que seria exatamente 35 anos antes do presente desta de Picard em 2401. Por terminar, ele provavelmente quer dizer que a Enterprise encontrou os Borg em 2365, no episódio “Quem Q” (Q Who, segunda temporada de A Nova Geração). Na vida real, já se passaram 36 anos desde a estreia de A Nova Geração em 1987, então esse número também se conecta ao nosso mundo.

Um detalhe muito, muito relevante da construção do mundo é descartado pela Rainha Borg quando ela diz: “Até recentemente, não restava nenhum Coletivo”. Isso deixa claro que estamos lidando com o Universo Coletivo Principal, derrotado por Janeway no episódio duplo “Fim de Jogo” (Endgame, última temporada de Voyager). É também por isso que a Rainha é dublada por Alice Krige e porque os Borgs precisavam da ajuda dos metamorfos durante toda a temporada.

star-trek-picard-curiosidades3-borg-endgame

A Rainha Borg e Janeway no episódio de Voyager. Imagem da internet.

Quando a Enterprise chega ao Farol Borg, Geordi diz: “Data, você está vendo isso?” Este é um lembrete rápido de que os implantes de Geordi – que substituíram seu VISOR – ainda permitem que ele veja muito mais do que o alcance normal da visão humana. Basicamente, ele tem supervisão, que é igualada apenas pelos sensores da nave, ou talvez, Data.

star-trek-picard-curiosidades3-geordi-olhos

Os implantes oculares de Geordi LaForge. Imagem da internet

Como Deanna pode sentir onde a tripulação está dentro do cubo, ela assume o leme para guiar a Enterprise até sua localização. Deanna tornou-se mais proficiente nas funções técnicas da Frota Estelar no episódio “Conhece-te a Ti Mesmo” (Thine Own Self, sétima temporada de A Nova Geração). E, notoriamente, pilotou o Enterprise-D em Jornada nas Estrelas: Gerações.

Depois que os Borg são derrotados, temos uma bela imagem da Enterprise-D e do Titã lado a lado. Esta imagem lembra muito a Excelsior e a Enterprise-A voando lado a lado em Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida. A locução de Riker aqui também é semelhante ao de Kirk do mesmo filme, na medida em que os temas são sobre a passagem de aventuras de uma geração para a outra.

Quando Worf fala com Raffi, ele diz que nunca chorou. Isso se refere de brincadeira à ideia de que os klingons não têm canais lacrimais, que foi estabelecido em Jornada nas Estrelas: A Terra Desconhecida.

Enquanto Geordi, Riker e Picard colocam a Enterprise-D no Museu da Frota, podemos ouvir a voz de Majel Barrett novamente como o clássico computador da nave. Geordi diz que a nave “sempre cuidou bem de nós”, o que parece uma referência a “Encontro em Longínqua” (Encounter at Fairpoint, primeira temporada de A Nova Geração) quando Magro disse a Data “trate-a como uma dama e ela sempre o levará para casa”.

star-trek-picard-curiosidades3-mccoy

Data e o almirante reformado Dr Leonard McCoy. Imagem do episodio

A música que toca quando Geordi desliga a nave é o tema de Dennis McCarthy em Jornada nas Estrelas: Generations, que foi a última música que ouvimos na aparição anterior da Enterprise-D naquele filme de 1994.

Enquanto a equipe da A Nova Geração festeja no Bar Panorâmico, ficamos sabendo que que Guinan está à espreita em algum lugar, vigiando-os. A doutora Crusher bebe sangria klingon e ela encoraja Worf a tomar mais suco de ameixa, uma referência ao “Elo Perdido” (Yesterday’s Enterprise, terceira temporada de A Nova Geração) quando isso foi chamado de “bebida de guerreiro”.

Tudo termina com Picard citando a peça de Shakespeare,  Júlio César. É a segunda vez que uma temporada de Picard termina com Patrick Stewart fazendo um discurso de Shakespeare, na primeira temporada, ele citou A Tempestade.

Isso faz referência aos momentos finais de A Nova Geração, quando Picard se juntou ao jogo de pôquer da equipe pela primeira vez. O produtor Terry Matalas revelou que esta cena final foi o resultado de 45 minutos de improviso e apenas deixando o elenco jogar pôquer de verdade.

star-trek-picard-curiosidades3-poker

O último jogo de poker da tripulação. Imagem: StarTrek.com

Enquanto Jack se instala na nova Enterprise-G, nós o vemos colocar uma foto de Picard e Crusher, que é na realidade, uma foto de Patrick Stewart e Gates McFadden participando de um evento formal na década de 1990. Jack também tem seu phaser pessoal, assim como um pequeno modelo da Enterprise-D.

Mas então Q aparece! A roupa de John de Lancie nesta cena tem tons de suas vestes de juiz, as mesmas usadas em “Encontro em Longínqua” (Encounter at Farpoint, primeira temporada de A Nova Geração) e ele brinca que o julgamento de Jack está apenas começando. Q está de volta (ou nunca saiu?). E mesmo que o Continuum tenha terminado seus negócios com Picard, eles estão de olho no que Q agora chama de “a próxima geração”.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

THE WITCHER S03 | Crítica do Neófito

BARBIE | Crítica do Neófito

INVASÃO SECRETA | Crítica do Neófito

STAR TREK: STRANGE NEW WORLDS | Crítica do episódio “Amanhã e Amanhã e Amanhã” (2×3)

BARBIE | A maior bilheteria de abertura de todos os tempos da Warner no Brasil

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana