Connect with us

Séries

STAR TREK: STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades do episódio “Amanhã e Amanhã e Amanhã” (2×3)

Publicado

em

Curiosidades e Surpresas Escondidas em “Amanhã e Amanhã e Amanhã”

amanhã-amanhã-amanhã-curiosidades-dr-phlox

Doutor Plhox de Enterprise. Imagem: Memory Alpha

No início do episódio, vemos um cadete denobulano discutindo com La’an Noonien-Singh . Os Denobulanos eram uma raça alienígena que ficou famosa pelo Dr. Phlox na série anterior Enterprise . Esta é a primeira vez que um denobulano apareceu em uma série live-action de Jornada nas Estrelas fora da Enterprise , embora tenhamos visto denobulanos nas animações Lower Decks e Prodigy.

O dispositivo do agente temporal exibe um gráfico que acompanha o fluxo do tempo. Este gráfico é quase idêntico a uma tela do episódio “Relatividade” (Relativity, quinta temporada de Voyager) . Nesse episódio, Sete de Nove foi recrutado por uma futura versão da Frota Estelar que viaja no tempo para impedir uma incursão temporal no passado. O tipo de interface nesta tela é chamado de “TCARS”, que significa Temporal Computer Access Retrieval System. É semelhante à famosa interface de computador LCARS (Library Computer Access and Retrieval System) inventada para A Nova Geração.

amanhã-amanhã-amanhã-curiosidades-tcars

Interface TCARS do dispositivo temporal. Imagem da internet

A linha do tempo alterada consiste em uma “Frota da Terra Unida” totalmente humana e, portanto, Kirk não conhece Spock. Ao se recusar a ajudar a nave de Spock, esta versão de Kirk diz: “Talvez em outra vida, Capitão Spock”. Isso parece uma referência não apenas à enorme história de Kirk e Spock juntos no cânone de Jornada nas Estrelas, mas também a “Equilíbrio do Terror” (Balance of Terror, primeira temporada da Série Clássica), quando o Comandante Romulano disse a Kirk que “em uma realidade diferente, eu poderia ter chamado você de amigo”.

Este é o segundo episódio de Strange New Worlds que Ethan Peck e Paul Wesley compartilharam a tela e em ambos os casos nenhum deles estava interpretando a versão do universo principal de seu personagem. O final da primeira temporada, “Uma Qualidade de Clemência”  (A Quality of Mercy), ocorreu em um 2266 alternativo, enquanto este episódio ocorre (no início, pelo menos) em um 2259 alternativo.

amanhã-amanhã-amanhã-curiosidades-capitao-spock

Spock e Kirk se visualizando em realidades alternativas. Imagem do episódio

A loja onde La’an e Kirk compram suas roupas é a famosa loja Roots em Toronto, no Canadá. A cidade de Toronto fica muito perto dos estúdios da CBS em Ontário, que é onde Strange New Worlds é filmada em estúdios.

Quando Kirk está ensinando os habitantes locais no xadrez, os fãs devem ser lembrados de “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve” (Where No Man Has Gone Before, primeira temporada da Série Clássica), em que Kirk vence Spock no xadrez na primeira cena. Este Kirk alternativo faz referência a essa cena dizendo: “Eu costumava brincar o tempo todo com meu primeiro oficial até que ela se cansasse de perder. Essa versão bidimensional antiquada é basicamente ‘xadrez de idiota’.” O tabuleiro de xadrez tridimensional da Série Clássica era um adereço icônico, e parece que em qualquer universo, Kirk joga xadrez com seu primeiro oficial.

amanhã-amanhã-amanhã-curiosidades-kirk-xadrez

Kirk jogando xadrez por dinheiro. Imagem da internet

La’an, é claro, conhece Sam Kirk, ou mais precisamente, George Samuel Kirk, porque ela trabalha com ele na Enterprise . A ideia de que o nome completo de Sam era George Samuel Kirk foi estabelecida na Série Clássica, mas este episódio distorce o clássico show de uma maneira específica. Nesta linha do tempo, Sam já morreu por volta de 2259. No episódio “Operação: Aniquilar!” (Operation: Anihilatte!, primeira temporada da Série Clássica) morre mais tarde quando os parasitas o matam em 2267 no planeta Deneva.

Kirk também diz que pode “fazer sopa plomeek no banheiro” Esta é uma referência a uma sopa vulcana introduzida pela primeira vez em “Tempo de Loucura” (Amok Time, segunda temporada da Série Clássica). A enfermeira Chapel fez sopa de plomeek para Spock quando ele estava mal-humorado e passando por Pon Farr.

amanhã-amanhã-amanhã-curiosidades-spock-amok-time

Cena do episódio Tempo de Loucura. Imagem: Trek Brasilis

O nome do meio de Kirk nunca foi estabelecido durante a série original , mas, em vez disso, foi mencionado pela primeira vez na tela durante a Série Animada. Posteriormente, foi revelado retroativamente ser o primeiro nome do avô de Kirk (mais proeminente no filme de reinicialização de 2009), um fato que Kirk reitera aqui.

Kirk diz incorretamente “La’an Noonien Soong”. Quando ela o corrige dizendo “Singh“, Kirk diz “tanto faz”. Isso deixa claro que Kirk não ouviu falar de Khan Noonien Singh em sua linha do tempo. Mas também é uma piada interna sobre a existência de Noonien Soong, o criador de Data, cujos ancestrais, Adam Soong (segunda temporada de Picard) e Arik Soong (quarta temporada de Enterprise), eram ambos geneticistas envolvidos com os Aumentados. Na verdade, presumivelmente, Adam Soong está diretamente envolvido com o que quer que esteja acontecendo com Khan. No final da segunda temporada de Picard, no século 21, Adam Soong tinha um arquivo chamado “Projeto Khan”.

Quando Kirk e La’an fazem amizade com uma mulher que parece ser uma enérgica teórica da conspiração (Adelaide Kane), ela mostra a eles uma fotografia de uma nave alienígena. Kirk a reconhece como uma nave romulana. Esta é a clássica Ave de Rapina Romulana de “Equilíbrio do Terror” (Balance of Terror, primeira temporada da Série Clássica), que parece indicar que a incursão de viagem no tempo está sendo lançada por Romulanos do século 23. Por que La’an não reconhece a nave romulana? Strange New Worlds ainda acontece antes de “Equilíbrio do Terror”, então La’an e a maior parte da Frota Estelar, não sabem que os romulanos se parecem com os vulcanos ou como são suas naves.

amanha-amanha-amanha-curiosidades-ave-de-rapina

Ave de Rapina romulana. Imagem do episódio

Aprendemos aqui que os romulanos têm tentado retardar o progresso humano na tentativa de impedir que a Federação se forme. A agente romulana, disfarçada de humana, aponta que se ela matar Khan “a Federação nunca se forma”. Ela também revela que toda a viagem no tempo para o passado da Terra provavelmente criou uma linha do tempo ligeiramente alternativa, dizendo: “É quase como se o próprio tempo estivesse retrocedendo e os eventos se reinserindo. Tudo isso deveria ter acontecido em 1992 e estou preso aqui há 30 anos.” É por isso que Khan (interpretado por Desmond Sivan) é uma criança agora na década de 2020, em vez de já ser um adulto e estar em uma nave adormecida no espaço.

Anteriormente, em Strange New Worlds…

STAR TREK: STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades do episódio “O Círculo Quebrado” (2×1)

STAR TREK: STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades do episódio Ad Astra Per Aspera (2×2)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

STAR TREK: PICARD | Curiosidades da terceira temporada (episódio final)

THE WITCHER S03 | Crítica do Neófito

BARBIE | Crítica do Neófito

INVASÃO SECRETA | Crítica do Neófito

BARBIE | A maior bilheteria de abertura de todos os tempos da Warner no Brasil

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana