Connect with us

Livros

Resenha | A Passagem – Justin Cronin

Publicado

em

 

Acho estranho que um livro fantástico como A Passagem comece a ser comentado nas redes sociais apenas de um tempo para cá. Lançado em 2011 aqui no Brasil, acho que possivelmente tenha sido confundido por algumas pessoas como algum tipo de continuação de outro Best Seller: A Cabana. Sua primeira capa era parecida e o título também facilitou a confusão (eu já vi pessoas comentando sobre isso).

 

 

A Cabana, que também é excepcional, trata de um tema religioso, que envolve superação e aceitação divina. A Passagem não tem nada a ver com o anterior.

 

Nas divulgações, podemos ver frases de Stephen King animadas sobre a obra, tanto que na capa há uma delas: “Leia este livro e o mundo como você o conhece desaparecerá”. Não recordo agora de uma outra frase corretamente, mas ele também afirma que Justin se firma como um dos grandes escritores da atualidade. E ele tem razão!

 

A Passagem conta a história de Amy Harper Bellafonte, uma garotinha de 6 anos que é parte importante do apocalipse.  O começo já indica que ela será conhecida no futuro como A Garota de Lugar Nenhum – Aquela que surgiu, A Primeira, Última e Única, a que viveu mil anos. E em suas ricas e bem escritas 800 páginas, o autor narra como os Estados Unidos como o conhecemos acabou se transformando numa terra perigosa e desolada. Após experimentos com um vírus misterioso, o exército americano transforma 12 pessoas em monstros com poderes sobre-humanos e sede de sangue. Algo dá errado e essas criaturas fogem, e assim se estabelece o fim e o caos.

 

E é bem difícil descrever como esse livro é bom! Parte de uma trilogia, ele é mais do que eficiente em descrever seus personagens. Cada um deles, cada parte, cada arco são tão bem escritos e profundos que você se apega facilmente. Alguns livros te dão a sensação de ser um amigo, alguém que em alguma parte do dia você tira um tempo para conversar. A Passagem é assim, uma leitura tão agradável que você mal vê o tempo passando.

 

Ele é divido em alguns arcos que te trazem sensações distintas de narrativa. Uma hora você parecer ler ficção científica. Outra hora terror. Outra hora uma história de fuga e estrada. Depois Drama. Também tive a sensação de ler Walking Dead em sua melhor forma por um tempo. Maze Runner... Drácula… É uma mistura sensacional e muito bem elaborada. As surpresas e o suspense não são clichê e te deixam de sobrancelhas erguidas, tanto que em uma delas tive que voltar lá no começo do livro para conferir o gancho.
Embora tenha cenas mais fortes e violentas, A Passagem não é um livro de terror, tanto que a editora trata-o como Ficção Científica como gênero base.

 

Em suma, eu recomendo muito e estou ansioso para ler o próximo, intitulado Os Doze.

 

E aí, já leu A Passagem? Gostou? Conta para a gente!

 

Fique ligado no Nerdtrip para saber mais sobre Cultura Pop!

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Autores Nacionais Contemporâneos | Roberta Grassi

RESENHA| O Conto da Aia

CRÍTICA | Cujo – Netflix

CRÍTICA LITERÁRIA | Jurassic Park

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana