Connect with us

Séries

STAR TREK: PICARD | Curiosidades e surpresas de “Guardiã” (2×4)

Publicado

em

guardiã-capaGuardiã é o quarto episódio da segunda temporada de Star Trek:Picard e reunimos mais uma vez as curiosidades e easter eggs que foram localizadas nesse episódio. Se você perdeu a análise Guardiã, clique aqui. Não se esqueça de comentar caso tenha visto uma surpresa não listada aqui ou se achou algum erro.

É importante avisar que existem spoilers no texto!

 

Curiosidades

Guardiã é o primeiro crédito de escrita para Juliana James, Jane Maggs e Travis Fickett. James se juntou à serie como redator da segunda temporada. Maggs é um produtor supervisor de The Man Who Fell to Earth, outro programa de ficção científica produzido por Alex Kurtzman, e Fickett foi escritor e desenvolvedor de Os 12 Macacos, que foi produzido pelo co-showrunner da segunda temporada  Terry Matalas.

Sobre Guinan ter uma cadela pitbull, a atriz Ito Aghayere comentou que pode ter sido ideia de Patrick Stewart. O ator e a esposa administram uma fundação para o resgate e ressocialização de pit bulls.

guardiã-pitbull

Patrick Stewart e seu pitbull de estimação. Imagem da internet

Picard diz a Guinan que ele não se aposentou porque “sonecas da tarde e quebra-cabeças não são exatamente o meu lance”, mas o verdadeiro Sir Patrick Stewart é apaixonado quebra-cabeças.

O jornal de Q tem um artigo sobre o Projeto Europa citando um engenheiro da Fundação Argosy. A Fundação existe e é uma organização beneficente focada em questões ambientais.

 

Supresas escondidas (easter eggs)

La Sirena pousou na Terra em 12 de abril de 2024, quatro meses antes da visita de Benjamin Sisko e sua tripulação em agosto a São Francisco no episódio duplo “Passado Imperfeito” (Past Tense), da terceira temporada de Deep Space Nine.

Quando Picard resolve as pistas sobre 15 de abril, Jurati diz a ele: “Olhe para você, Dixon Hill”, referindo-se ao detetive fictício e favorito de Picard, Dixon Hill. O personagem aparece pela primeira vez no episódio “O ultimo adeus” (The Big Goodbye), décimo segundo episódio da primeira temporada de A Nova Geração. O personagem apareceria novamente em Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato.

guardiã-dixon-hill

Patrick Stewart interpretando Dixon Hill. Imagem da internet

Mais tarde, a mulher que Q observa estava lendo “O Filho Pálido“, um novo livro da coleção de Dixon Hill. O livro foi escrito por Tracy Tormé, em homenagem ao escritor de A Nova Geração de mesmo nome.

guardiã-livro-dixon

Leitura de Dixon Hill. Fonte: Trek Core.

Enquanto rastreiam Rios, Raffi e Sete de Nove andam de ônibus. Lá encontram um punk que ouve música muito alta. É a reconstrução de uma cena semelhante a existente em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, onde Spock nocauteia o punk com um Toque Vulcano. De fato, em ambas as cenas, o punk é interpretado por Kirk Thatcher. Não só se trata de uma homenagem, como o personagem é o mesmo! Ao ser questionado por Sete de Nove, ele leva a mão ao pescoço, lembrando-se do ataque sofrido.

guardiã-punk-comparado

O mesmo punk na mesma situação em momentos diferentes. Fonte: Trek Core.

Em ambas as situações, a música ouvida pelo punk é composta e cantada pelo próprio Kirk Thatcher. Em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa, a música se chamava I Hate You (Eu odeio você). Nesse episódio a música é I Still Hate You (Eu ainda te odeio). A ideia da inserção do punk veio do próprio showrunner Terry Matalas.

Quando Guinan pergunta de onde Picard vem, ele responde “França”, da mesma forma que Kirk responde “Iowa” quando a Dra. Gillian Taylor fez a mesma pergunta na década de 1980 em Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa.

Guinan dirige um Ford Bronco clássico com licença S02 E01, que faz referência sobre como o personagem foi apresentado no episódio 1 da segunda temporada de A Nova Geração. Além disso, a mesma foi reintroduzida no episódio 1 da segunda temporada de Star Trek: Picard.

Na mesma rua do bar Ten Foward há uma barraca para caridades da 21st Street Mission, um nome muito semelhante à missão de caridade que Edith Keeler trabalhava no episódio “A Cidade à Beira da Eternidade” (The City On The Edge of Forever), episódio 28 da primeira temporada da Série Clássica.

As borboletas estão de volta. Elas aparecem no vestido da garotinha controlada mentalmente pela Guardiã, quando a mesma vai buscar Picard no parque.

guardiã-borboletas

As borboletas voltaram. Imagem do episódio.

A Guardiã e Picard desaparecem numa fumaça estranha parecido com uma porta. O transporte é muito semelhante ao método de viagem empregado por Gary Seven (Robert Lansing), também conhecido como Supervisor 194. Este personagem apareceu em “Missão: Terra” (Assignment: Earth), ultimo episódio da segunda temporada da Série Clássica.

guardiã-gary-seven

Gary Seven na Série Clássica. Imagem da internet.

Q e a mulher misteriosa estavam em frente ao Jackson Roykirk Plaza, edifício nomeado em homenagem ao cientista fictício do século 21 por trás do projeto Nomad do episódio da “A Mudança” (The Changeling), décimo terceiro da segunda temporada da Série Clássica.

Um pouco difícil de entender na tela, mas graças às fotos publicitárias divulgadas, podemos ver que o jornal de Q é datado de 21 de janeiro de 2024 – definindo a cena final (e o início de tudo o que Q está fazendo!) à frente a chegada de La Sirena ao passado (Abril de 2024).

guardiã-jornal

Detalhes do jornal de Q. Fonte: Trek Core.

Além das informações sobre a próxima missão de voo espacial Europa, o jornal de Q contém algumas conexões com a versão de Jornada nas Estrelas do século 21 – a manchete “Brynner luta contra a sindicalização” está se referindo a Christopher Brynner, o magnata da tecnologia a quem Jadzia Dax fez parceria durante o episódio duplo “Passado Imperfeito” (Past Tense). Este artigo tem autoria atribuída a Mark Zuelzke, que é diretor de arte de Star Trek: Picard.

Além disso, a última página tem um artigo sobre Sanctuary Districts, outra referência ao episódio acima. Ele comenta sobre cartões UHC falsificados e uma linha observando que “o alumínio transparente pode mudar o jogo da indústria”, referência à ação de Scotty compartilhando a fórmula do composto com o Dr. Nichols em Jornada nas Estrelas IV: A viagem para casa.

Anteriormente em Star Trek: Picard

STAR TREK:PICARD | Curiosidades e surpresas de “O Observador de Estrelas”

STAR TREK: PICARD | Curiosidades e surpresas de “Penitência” (2×2)

STAR TREK: PICARD | Curiosidades e surpresas de “Assimilação” (2×3)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

CAVALEIRO DA LUA | Confira a crítica (SEM SPOILER) do 1º episódio da série

And the OSCAR go to…

THE BATMAN | Por que a cena do CORINGA foi deletada e o que achamos do visual de BARRY KEOGHAN

NOVA | Quem é Richard Rider, o novo herói do MCU

ÁGUAS PROFUNDAS – O erotismo (e o amor) não é mais o mesmo… | Crítica do Neófito

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana