Connect with us

Séries

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e Surpresas Escondidas em “Loucuras e Spock” (1×5)

Publicado

em

Loucuras e Spock é o quinto episódio da série Strange New Worlds, derivada da Série Clássica e de Star Trek: Discovery. A série é conhecida por ser uma das mais bem avaliadas dentro do universo de Jornada nas Estrelas.

Mais uma vez listamos aqui as as curiosidades e surpresas escondidas deste episódio. Se você não leu a crítica de Loucuras e Spock, clique aqui. Não se esqueça de deixar nos comentários se achou algum erro ou uma curiosidade que a gente não viu.

Desnecessário dizer que o texto abaixo contem muitos spoilers!

 

Curiosidades

Além de ser um trocadilho com o nome do episódio “Amok Time”, o título também pode traz uma referência ao clássico desenho animado de Pernalonga & Patolino de 1953 “Duck Amuck”.

loucuras e spock-duck-amuck

Capa do curta metragem animado dos Looney Toones. Imagem da internet

Este é o primeiro crédito em Jornada nas Estrelas para a diretora Rachel Leiterman, que trabalhou como diretora e assistente de direção por mais de três décadas. Em seus trabalhos, inclui-se Battlestar Galactica, de Ron Moore.

Chapel revelou que tinha um cachorro de estimação chamado Milo, um Malamute. Achei que fosse algo de ficção científica, mas a raça malamute realmente existe. É uma raça de cães oriunda do Alasca, nos Estados Unidos. Desenvolvida para o trabalho, como puxar trenós e auxiliar na caça, foram nomeados em homenagem à tribo que primeiramente desenvolveu estes caninos, os Mahlemuts. Resistentes e fortes, foram peças fundamentais para os colonizadores da região durante o período da corrida do ouro. Sua aparência e origem é bem parecida com as dos huskys, na Sibéria.

loucuras e spock-malamute

Cão da raça malamute. Imagem: Wikipedia

Barjan T’or foi responsável por uma revolta em Kepler-22b. Este é um um exoplaneta real. Exoplanetas são corpos celestes planetários que vivem fora de um Sistema Solar. Kepler-22b é descrito como ser bem parecido com Vulcano.

Os R’Ongovianos usam um veleiro solar. Velas solares existem e usam pressão de radiação para gerar aceleração. São grandes espelhos membranosos que refletem fotóns. A massa dos fótons é suficiente para gerar impulso e ganharem movimento linear. Mesmo gerando aceleração de valor muito pequeno, velas solares são capazes de gerar aceleração constante por longos períodos e são uma alternativa de propulsão à naves de pouca massa, como satélites.

loucuras e spock

Modelo de Vela Solar. Imagem da internet

 

Surpresas Escondidas

A abertura do episódio, em que Spock luta contra uma versão “humana” de si mesmo dentro de um sonho, faz referência ao episódio “Tempo de Loucura” (Amok Time) de várias maneiras. No geral, a cena prenuncia a cerimônia de casamento real de Spock com T’Pring no episódio referido, na qual ela invoca o Kal-if-fee, forçando Spock a lutar por ela – até a morte. No episódio clássico, Spock luta contra Kirk.

loucuras e spock-amok-time

Kirk e Spock lutando por T’Pring. Imagem do episódio

Notavelmente, esta é a primeira vez que vimos um Spock totalmente humano na tela. No entanto, a série de quadrinhos da IDW ambientada na linha do tempo de Kelvin introduziu brevemente uma realidade alternativa onde Spock abraçou seu lado humano e se tornou “Simon Grayson”, chegando ao ponto de ter suas orelhas vulcanas alteradas cirurgicamente.

A Base Estelar Um foi descrita como uma das estações “mais antigas e veneradas” e foi recentemente reparada desde a Guerra Klingon. O episódio de Star Trek: Discovery “A Guerra por Fora e Por Dentro” (The War Without, The War Within) mostrou como a estação foi ocupada pelos klingons durante a guerra.

Capitão Pike utiliza uma túnica de capitão verde. Até então, apenas Kirk havia feito isso, primeiramente no episódio “O Inimigo Interior” (The Enemy Within, primeira temporada da Série Clássica). Neste episódio, o capitão era dividido em dois devido a um mal funcionamento do teletransporte. A camisa de outra cor foi utilizada para que a audiência pudesse saber quem era o vilão e quem era o mocinho, já que ambos eram interpretados por Willian Shatner.

Em Loucuras e Spock, o uniforme verde do capitão Pike é levemente mais coriácea que a de Kirk e apresenta uma insígnia da Frota Estelar em dois lugares em vez de apenas um.

loucuras e spock-pike-verde

O capitão Pike vestindo sua camisa verde. Imagem do episódio

La’an disse que passar um tempo sozinho na Enterprise era “como o Natal”, uma rara menção ao feriado em Jornada nas Estrelas. Mais tarde, no episódio “A Adaga da Mente” (The Dagger of the Mind, primeira temporada da Série Clássica), a tripulação da Enterprise irá comemorar o Natal. 

O Alferes Zier era um Boliano, uma raça da Federação introduzida em A Nova Geração. Eles já foram mencionados antes em Star Trek: Enterprise e em Star Trek: Discovery

A cadete Uhura e o tenente Ortegas falaram sobre o Bingo da Enterprise no episódio Filhos do Cometa.

O tema musical padrão de Jornada nas Estrelas é tocado de forma curta e levemente modificada quando Una marca um item da lista do Bingo da Enterprise. Não é a primeira vez que a música tema da série tocou de forma diegética (a trilha como parte integrante da cena do filme). Em Lower Decks, Boimler já assobiou os temas de A Nova Geração e Voyager. Ainda assim, a primeira vez que o tema de Jornada nas Estrelas foi ouvido em um episódio aconteceu na Série Clássica. No episódio “A Consciência do Rei” (The Conscience of the King, primeira temporada) um arranjo no formato de jazz pode ser escutado no salão onde Kirk está.

Em outras palavras, o tema de Jornada nas Estrelas existe dentro do seu próprio universo.

As regras do Bingo da Enterprise são completar dez itens de uma lista e não ser pego. Os itens mostrados por La’an foram:

loucuras e spock-bingo

O Bingo da Enterprise. Imagem: Memory Alpha

  • Use o transportador para dar sabor à goma
  • Duelo de atordoamento de phaser
  • Desafio de grito de dois andares Turboelevador
  • Defina o Tradutor Universal para andoriano
  • Desafio de mudança de inicialização de gravidade
  • Desafio Tricorder Médico: Marsupial Vulcano
  • Desafio do Replicador de Alimentos: Fruta Duran
  • Coloque um Pingo no buffer do transportador
  • Sente-se na cadeira do capitão
  • Assine a queimadura.

Mas se não tem um sorteio, nem aleatoriedade, é só uma lista e não um bingo.

Na conversa entre Ortegas e Chapel é mencionada uma lirpa. Isso faz referência à arma Vulcana com a lâmina curva e a ponta cega vista pela primeira vez em “Tempo de Loucura”. É a mesma arma vista na abertura do episódio, entregue a ambas as versões de Spock.

Chapel também menciona ter namorado uma garota de Argelius II. A Enterprise visitaria esse planeta no episódio “Lobo Mau” (Wolf in the Fold). Essa declaração também demonstra que Chapel tem inclinações bissexuais, entrando para a lista de personagens de gênero não convencional da franquia.

O doutor M’Benga menciona que passou um tempo estudando medicina vulcana. Seus conhecimentos serão novamente utilizados no episódio “Uma Guerra Particular” (A Private Little War, segunda temporada da Série Clássica), quando ele cuidará de Spock depois que o vulcano levar um tiro.

Na conversa entre Chapel e Spock, o vulcano menciona seu animal de estimação sehlat I-Chaya. A primeira menção ao sehlat foi em “Viagem para Babel” (Journey to Babel, segunda temporada da Série Clássica). Porém foi apenas no episódio “Perdido no Esquecimento” (Yesteryear, da Série Animada) que vimos sua aparência pela primeira vez.

loucuras e spock-sehlat

Spock e seu animal de estimação. Imagem do episódio

No parque, Barjan T’or jogava xadrez tridimensional, introduzido no segundo piloto de Jornada nas Estrelas, jogado por Spock e Kirk.

loucuras e spock-xadrez-3D

Jogadores de Xadrez 3D

 

Anteriormente, em Star Trek: Strange New Worlds…

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e surpresas escondidas de “Strange New Worlds” (1×1)

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e surpresas escondidas de “Filhos do Cometa” (1×2)

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e Surpresas Escondidas em “Fantasmas de Ilyria” (1×3)

STRANGE NEW WORLDS | Análise do episódio “Memento Mori” (1×4)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

JURASSIC WORLD DOMÍNIO | Ultrapassa 1 milhão de espectadores em seu final de semana de estreia

DOSSIÊ DC STUDIOS – Parte:1 | Coringa 2, Todd Phillips e os maiores desafios do estúdio da DC

MINIONS 2 | A origem de Gru ganha novo trailer

JOGOS VORAZES | A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes ganha teaser

BTS | Grupo Lança 1º teaser do MV de “Yet To Come”

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana